Sistemas de detecção e combate a incêndio são fundamentais para garantir a disponibilidade de um data center
Conteúdo oferecido por SMH Sistemas Contra Incêndio, empresa especializada em engenharia de combate a incêndio
Com o isolamento social para conter o avanço da Covid-19, grande parte da população brasileira está em casa e precisa da Internet para trabalhar, estudar e se entreter com jogos e serviços de streaming (áudio e vídeo). Em março último, o Governo Federal estabeleceu que telecomunicações, além de tecnologia da informação e processamento de dados para suporte de outras atividades, são serviços de natureza essenciais.
Diante deste cenário, fica ainda mais evidente a importância da disponibilidade dos data centers, que precisam funcionar sem interrupções para dar conta do aumento da demanda do tráfego. Para tanto, além dos cuidados com servidores e infraestrutura de energia, telecom e refrigeração, é preciso ter um plano abrangente e rigoroso de detecção e combate a incêndio. “Um incêndio pode destruir todo o ambiente e paralisar a operação de uma companhia. Os data centers contam com uma grande quantidade de materiais inflamáveis. Por isso, sistemas de detecção e combate a incêndio são essenciais para garantir a segurança e proteger dados e a operação contínua de ambientes de missão crítica”, diz Claudemir Mantovam, diretor técnico e comercial da SMH Sistemas Contra Incêndio, empresa especializada em engenharia de combate a incêndio.
Com mais de 27 anos de atuação, a SMH Sistemas oferece soluções completas para projetos, instalação, manutenção preventiva, corretiva e retrofit de sistemas em todo o Brasil. De acordo com Claudemir, a companhia combina conhecimento técnico com mão de obra especializada e utilização de materiais adequados para oferecer soluções de detecção e combate a incêndio eficazes e de longa durabilidade. “Desenvolvemos, gerenciamos e executamos obras e projetos em regime de turnkey, com elaboração de análise de risco e viabilidade técnica, em conformidade com as normas vigentes nacionais e internacionais”.
Prevenção de incêndio
A prevenção de incêndio é feita por meio de sistemas de detecção automática, que utilizam detectores de fumaça ópticos instalados nos ambientes protegidos. Claudemir acrescenta que é possível ainda instalar sistemas de detecção a laser ou precoce (HSSD – sistemas de detecção e alarme detector de fumaça de alta sensibilidade) para obter uma resposta até 100 vezes mais rápida na ocorrência de um eventual sinistro, elevando o nível de segurança do data center referente a detecção e alarmes de incêndio .
A SHM Sistemas fornece soluções capazes de verificar continuamente a presença de sinais indicativos de fogo no ambiente, além de realizarem automaticamente o gerenciamento, supervisão e sinalização dos alarmes. “As informações são registradas em tempo real numa central de alarme”.
O portfólio da empresa é composto por sistemas de detecção pontual analógico endereçável, detecção a laser de alta sensibilidade e detecção linear de calor.
Combate a incêndio
Para o combate automático de um sinistro que pode evoluir para um incêndio, são aplicado gases / agentes químicos limpos para a supressão de incêndio nos data centers e ambientes de missão crítica. Os sistemas oferecidos pela SMH Sistemas usam agentes limpos/gases químicos e inertes: HFC-227ea (FM-200); HFC-125 (FE-25); Fluido FK-5-1-12 (Novec 1230); e IG-541 (Inergen). Claudemir explica que essa tecnologia é segura para os seres humanos, não danifica os equipamentos, não deixa resíduos no ambiente e não é agressiva para a camada de ozônio. “Além disso, esses agentes extinguem o fogo mais rápido do que a água, sem causar nenhum dano aos ativos, infraestrutura e dados existente no data center mantendo os equipamento em pleno funcionamento não causando nenhuma interrupção das operações evitando prejuízos por paradas causada por um sinistro. O combate ocorre com o data center em pleno funcionamento e todos os circuitos elétricos energizados.
Para oferecer a maior segurança aos seus cliente a SMH Sistemas possui estação de recarga agentes químicos e inertes com estoque de gás suficiente para pronto atendimento do mercado Brasileiro.
O portfólio de sistemas da SMH Sistemas ainda é composto por:
- Sistemas individuais automáticos para Detecção e Extinção de Incêndio stand alone destinados a proteção de racks de TI, painéis elétricos, geradores, máquinas e equipamentos.
- Sistemas hidráulicos de combate a incêndio (por sprinklers / chuveiros automáticos, nebulização/water spray/dilúvio e manual por hidrantes e extintores).
- Aplicação de fire stop para a compartimentação vertical e horizontal de forma a manter o ambiente protegido estanque.
Manutenção preventiva, corretiva e retrofit em sistemas existentes
O diretor ainda alerta que a manutenção periódica é essencial para a eficácia de qualquer sistema de detecção e combate automático de incêndio. “Isso vai garantir que a resposta ao combate automático funcione adequadamente, salvando vidas e a continuidade das operações evitando prejuízos para as companhias. Estamos preparados para atender os chamados dos nossos clientes, tomando todos os cuidados recomendados pela OMS e demais órgãos do Governo para executar todos os trabalhos de forma segura neste momento de pandemia e garantir a continuidade das operações em home ou diretamente nos escritórios dos nossos clientes”.