Sociedade 5.0 é uma grande aposta para o Brasil
Prof.ª e Dra. Alessandra Montini
Temos visto muitos eventos e encontros on-line sendo organizados para debater a sociedade 5.0. O tema, que começou a ser discutido e colocado em prática no Japão, vem ganhando cada vez mais espaço aqui no Brasil e na minha opinião isso é incrível. Com a pandemia do Coronavírus, a tecnologia e a inovação com inteligência artificial estão sendo grandes aliadas da área da saúde para análises e diretrizes aprofundadas no combate ao vírus.
Vamos então falar de tecnologia e inovação? Pra quem ainda não ouviu falar, a sociedade 5.0 é um conceito que prevê um mundo cada vez mais interconectado para melhorar a qualidade de vida das pessoas e a eficiência dos processos. Todo e qualquer processo de evolução com a utilização de sistemas inteligentes, como inteligência artificial, em conjunto com a utilização de pessoas para resolver problemas, é a sociedade 5.0.
Quais são os problemas que juntos podemos resolver com a sociedade 5.0, pensando no bem geral de uma nação? Vários, tais como idade da população, desastres naturais, limitação de energia elétrica, problemas ambientais, segurança, desigualdade social e muitos outros.
Talvez você se pergunte como a tecnologia pode ajudar nesse contexto. Eu explico! A multinacional Cisco Systems realizou uma pesquisa em abril de 2014 que prevê que, no próximo ano, em 2020, cerca de 50 bilhões de dispositivos estarão presentes em carros, eletrodomésticos, roupas e outros itens do cotidiano. Acredite que esse número não é nenhum exagero, pois, na época em que o estudo foi feito, já havia 12,1 bilhões de dispositivos integrados à Internet em todo o mundo. Sendo assim, usaremos as ferramentas inovadoras para melhorar a qualidade de vida das pessoas.
Chega de pensar e falar de big data e inteligência artificial só com objetivo maior de lucrar; vamos usar mais a capacidade humana junto com as máquinas para melhorar a vida das pessoas! Esse movimento vem crescendo no Brasil e já temos executivos preocupados em investir na formação e capacitação de pessoas, isso nos mostra que temos esperança no Brasil.
A sociedade 5.0 promete revolucionar a sociedade por um bem maior: a humanidade. Enquanto o ser humano estiver no centro da inovação e transformação tecnológica teremos maior produtividade e eficiência dos processos com o auxílio de redes de Internet, sensores e microchips.
Ou seja, vamos acabar com essa conversa de que o avanço da tecnologia é o grande “inimigo” do ser humano, passamos a olhar para ele como um aliado para resolver problemas como: envelhecimento da população, limitação de energia elétrica, desastres naturais, segurança e desigualdade social.
Todo esse esforço valerá a pena para criar um novo modelo econômico e uma sociedade “superinteligente” que sirvam como referência para o resto do mundo. A sociedade 5.0 é a revolução social que vai mudar o mundo. A solução está aqui, só precisamos explorar.
Diretora do LABDATA-FIA, apaixonada por dados e pela arte de lecionar, Alessandra Montini tem muito orgulho de ter criado na FIA cinco laboratórios para as aulas de Big Data e inteligência Artificial. Possui mais de 20 anos de trajetória nas áreas de Data Mining, Big Data, Inteligência Artificial e Analytics.
Cientista de dados com carreira realizada na Universidade de São Paulo, Alessandra é graduada e mestra em estatística aplicada pelo IME-USP e doutora pela FEA-USP. Com muita dedicação, a profissional chegou ao cargo de professora e pesquisadora na FEA-USP, e já ganhou mais de 30 prêmios de excelência acadêmica pela FEA-USP e mais de 30 prêmios de excelência acadêmica como professora dos cursos de MBA da FIA. Orienta alunos de mestrado e de doutorado na FEA-USP. Membro do Conselho Curador da FIA, é coordenadora de grupos de pesquisa no CNPq, parecerista da FAPESP e colunista de grandes portais de tecnologia.