Software da Exfo automatiza processos de testes de redes ópticas
Redação, Infra News Telecom
A Exfo, especializada em soluções de teste, monitoramento e análise de redes fixas e móveis, apresentou no Brasil o TestFlow. Trata-se de um software capaz realizar procedimentos de teste complexos em redes de fibra óptica em uma sequência automatizada e passo a passo. “Os processos manuais são ineficientes e sujeitos a erros. Com o TestFlow, o técnico terá os parâmetros e procedimentos corretos do teste. Isso elimina o retrabalho e diminui pela metade o tempo de execução da operação em campo”, diz José Torrone, engenheiro de vendas da Precision Solutions, distribuidora da Exfo no Brasil.
A solução é opcional e vendida como licença por equipamento. Torrone explica que o software permite ao técnico enviar on-line via nuvem o relatório do teste para o supervisor, que pode, via interface web, verificar em tempo real o progresso do trabalho e a sua finalização. “Não há risco de perder a documentação e as operadoras e provedores de Internet podem, inclusive, ranquear os serviços das empresas contratadas”.
Uma outra questão é o treinamento. Por ser uma ferramenta intuitiva, o técnico apenas precisará de orientações básicas para realizar os testes. “O software cria um fluxo de teste. O técnico só irá seguir passo a passo os processos indicados”, completa.
Umas outra ferramenta da companhia é o iOLM – Intelligent Optical Link Mapper, que automatiza o OTDR e elimina a necessidade de configurar manualmente parâmetros complexos do equipamento, além de facilitar a análise e interpretação dos resultados em campo. “É comum ter erros de interpretação com um OTDR tradicional. Esta solução identifica cada evento na rede e fornece o status direto do link de fibra, agilizando o trabalho do técnico”.
Segundo o engenheiro, a solução oferece ainda diagnósticos e orientações abrangentes de falhas e se adapta dinamicamente a qualquer link de fibra em vários comprimentos de onda. Pode ser usada em diferentes aplicações, como fronthaul (FTTA, DAS e small cells), backhaul, acesso ponto a ponto, LAN/WAN (redes corporativas e data centers) e FTTx.