Sumicity investe R$ 4,5 milhões em complexo de operações no Rio de Janeiro
Redação, Infra News Telecom
A Sumicity, operadora de telecomunicações com atuação no Rio de Janeiro, Sul do Espírito Santo e Zona da Mata de Minas Gerais, investiu R$ 4,5 milhões num complexo de operações na cidade de Carmo, RJ. O projeto compreende quatro instalações: data center; call center; centro de treinamento; e loja.
A nova estrutura, inaugurada ontem, dia 25 de junho, sustentará a meta da companhia de alcançar 500 mil assinantes até 2022. Hoje, a operadora está presente em 38 cidades e conta 150 mil clientes. Segundo Fabio Abreu, CEO da Sumicity, o plano é chegar a 200 mil assinantes até dezembro, ampliando os atuais 20% de market share para 28%. “Nosso faturamento mensal é de R$ 15 milhões. De janeiro até o momento, já atingimos um crescimento de 70%”, conta o executivo.
A empresa oferece serviços de Internet 100% via fibra óptica, com velocidades que variam de 50 a 250 Mb, além de pacotes de telefonia VoIP, TV por assinatura HD e plataforma multitela.
Data center
Um dos pilares da estratégia de expansão da Sumicity é o seu novo data center, que ajudará a empresa a manter a qualidade dos serviços prestados, sem impactar na operação. A instalação conta com 20 racks e foi concebida utilizando os sistemas de confinamento da Panduit e de ar condicionado de precisão da Vertiv. “Um data center físico gera algumas preocupações e seu crescimento deve ocorrer de forma sustentável, com o condicionamento da estrutura como um todo. E, como o Sumicity Play, nosso produto de TV móvel, demanda uma estrutura confiável e de alta disponibilidade para que os nossos clientes possam assistir TV com qualidade e em qualquer lugar, precisávamos de um data center completo, com alta disponibilidade e padrões internacionais. Este ambiente foi instalado, implantado e homologado com equipamentos e tecnologias utilizadas por grandes empresas do setor, como Microsoft, Oracle, Google, IBM, assim como também as operadoras de grande porte”, destaca Abreu.
O executivo também explica que a nova loja e o call center aumentam a resiliência e a disponibilidade dos serviços de TV para os seus assinantes. “O cliente interno também é primordial nas decisões da companhia. Investimos mais de R$ 1 milhão em novos equipamentos e observamos com rigor todas as normas técnicas em nossas instalações”, acrescenta.
Já no centro de treinamento, com capacidade para treinar 40 colaboradores próprios e de terceiros por semana, foi aplicado quase R$ 1 milhão para a montagem de uma rede externa de transmissão óptica e dois laboratórios para simulações de acessos FTTH e FTTA. “Os laboratórios têm perfis multifuncionais, possibilitando a reprodução de situações reais durante os treinamentos, além de serem preparados para certificação e homologação dos materiais que serão implantados pela Sumicity, gerando diversos cenários para o teste de equipamentos”, finaliza Abreu.