Sumicity vai ampliar capacidade de sua rede DWDM
Redação, Infra News Telecom
A Sumicity, provedora brasileira de serviços de telecomunicações, vai ampliar a capacidade de transmissão de sua rede DWDM no sudeste do país. Para tanto, a companhia adquiriu transpordes duais de 100 Gbps da Padtec, empresa especializada no desenvolvimento, fabricação e comercialização de soluções turnkey para sistemas ópticos com tecnologia DWDM. O objetivo é atingir 3,5 mil quilômetros de redes DWDM ainda no primeiro semestre deste ano na região.
Segundo Fábio Abreu, CEO da Sumicity, a companhia vai expandir o seu backbone para oferecer soluções de IPTV HD para todas as cidades incluídas no seu projeto de expansão, além das 27 cidades em que o serviço, denominado Sumicity Play, já está presente. “Hoje, podemos comprovar que essa infraestrutura de rede contribui não só para melhorar significativamente a conectividade e a latência oferecida à população, como também para atingir diversos públicos com o propósito de incentivar o desenvolvimento econômico e tecnológico da região”, diz. Apenas no estado do Rio de Janeiro, a Sumicity já iluminou mais de 2 mil quilômetros de redes ópticas. “Já contamos com mais de 200 quilômetros de redes ópticas iluminadas para conectar o interior à capital carioca, com taxas de transmissão de 100 Gbps”, acrescenta Abreu.
Para monitorar e gerenciar em tempo real o tráfego de dados nas novas rotas, a Sumicity contará com uma plataforma de gerência lançada recentemente pela Padtec. “Baseada em padrões de arquitetura de software, a solução tem acesso totalmente web e oferece ao operador uma experiência única em termos de usabilidade, por meio de funcionalidades avançadas de controle e gestão de rotas”, diz Roberto Nakamura, diretor de tecnologia da Padtec. “Um dos destaques da nova versão é a capacidade de gerenciar produtos da Padtec de gerações tecnológicas diferentes, entre eles os transponders duais de 100 Gbps fornecidos para a Sumicity”, completa Nakamura.
A linha de transponders de 100 e 200 Gbps (por canal óptico) LightPad i6400G da Padtec combina alta taxa de transmissão de dados com menor ocupação de espaço e consumo por bit transmitido. “Uma das novidades técnicas dessa geração de transponders está nas interfaces de rede mais flexíveis, que permitem melhor adaptação dos canais ópticos às demandas de performance e de expansão da rede”, ressalta Argemiro Sousa, diretor de negócios da Padtec.
Fundada em 2004, a Sumicity oferece serviços de Internet “ultra banda larga”, TV por assinatura via fibra óptica com arquitetura FTTH e telefonia fixa. A operadora está presente em mais de 90 municípios dos Estados de Rio de Janeiro e Minas Gerais e, ainda este ano, chega ao Espírito Santo.