TeamViewer lança solução de IoT alimentada por inteligência artificial
Redação, Infra News Telecom
A TeamViewer, fornecedora global de soluções de conectividade remota, lançou um módulo de IoT – Internet das coisas para manutenção remota preditiva e análise de dados com suporte de inteligência artificial.
Até o momento, os clientes TeamViewer no campo de IoT podiam ler sensores, definir alarmes e se conectar diretamente a uma ampla variedade de dispositivos. Segundo a empresa, com a adição do novo módulo, agora é possível também reduzir tempos de inatividade e custos, já que a manutenção preditiva é dinâmica e favorece a redução de custos e de downtime, não sendo necessariamente realizada com base em cronogramas ou índices de funcionamento.
“Com o novo módulo, nossos clientes conseguem reduzir o tempo de inatividade desde o primeiro dia, sem esquecer que diariamente o algoritmo ‘aprende’ como melhorar a estimativa de parâmetros específicos, tornando a manutenção preditiva ainda mais precisa. Isso é de extrema importância, uma vez que departamentos de manutenção são responsáveis por até 60% das despesas operacionais”, diz Lukas Baur, vice-presidente IoT da TeamViewer, acrescentando que a meta da companhia é construir uma biblioteca única de dados anônimos de máquinas e fornecer acesso a esse conhecimento a cada cliente do módulo.
A solução pode ser integrada com os ambientes IoT da TeamViewer existentes e o algoritmo acessa conjuntos de dados de vários tipos de máquinas, entre elas turbinas eólicas e bombas, gerados especificamente para o módulo, sendo apenas necessário ‘aprender’ sobre as características específicas de cada equipamento.