Tecnologia 5G está disponível em cinco países da América Latina
Redação, Infra News Telecom
Em 2019, cinco redes comerciais 5G foram implantadas e mais de 30 testes ocorreram com a tecnologia na América Latina, de acordo com um estudo divulgado pela 5G Americas, associação setorial sobre 5G e LTE para as Américas.
Os casos de uso vão desde a banda larga móvel melhorada (eMBB) até a MIoT – Internet das Coisas Massiva. A rede comercial da Antel é um exemplo. Em abril do ano passado, a operadora iniciou o serviço usando a faixa de frequência de 28 GHz.
Em dezembro, o serviço também foi ativado em Porto Rico e nas Ilhas Virgens Americanas, com a banda de 600 MHz. No mesmo período, países como Trindad e Tobago e Suriname anunciaram o lançamento da tecnologia para FWA – serviços de acesso sem fio.
Testes 5G
Ainda segundo o estudo, ao menos 30 testes de 5G foram executados ao longo de 2019 em 12 países, principalmente com as bandas de 3,5 e 28 GHz. A maioria ocorreu no terceiro trimestre de 2019, demonstrando principalmente o uso de eMBB em smartphones. Também realizaram sessões de realidade aumentada, aplicações de IoT – Internet das coisas para indústria e cidades inteligentes, telessaúde e banda larga sem fio. “Os testes foram anunciados publicamente durante o ano 2019 em 20 países da América Latina. É preciso considerar que existem testes da 5G que não são informados publicamente derivados de investimentos em infraestrutura de rede”, indicou o estudo.
No Brasil, foram reportados 10 testes, com a banda de 3,5 GHz. A frequência também foi utilizada no Peru para a realização de quatro trials. Já o Chile fez quatro testes, que incluíram as bandas de 3,5 e 28 GHz.