Tecnologia SD-WAN esbarra na falta de conhecimento
Redação, Infra News Telecom
Em parceria com a consultoria IDC, a Hughes, especializada em telecomunicações via satélite, realizou a pesquisa FutureON: Benchmark Brasileiro em SD-WAN.
O estudo mostrou que um em cada três decisores de TI e telecom ainda não tem familiaridade com a tecnologia. Foram ouvidos influenciadores e decisores de 70 empresas de grande porte com mais de 20 filiais. A pesquisa incluiu análises de infraestrutura, gestão de redes e processos internos.
“Existe uma grande oportunidade de melhoria e otimização das redes corporativas no país. Muitas empresas que já utilizam o conceito SD-WAN ainda não o fazem em sua plenitude, o que também se converte em oportunidade”, diz Amos Maidantchik, diretor para o mercado corporativo da Hughes do Brasil.
Os principais motivos citados pelos entrevistados para considerar o SD-WAN na gestão da rede corporativa são melhorar a experiência do cliente final (68%), diminuir o custo de WAN (62%) e aumentar a segurança (60%) e a disponibilidade de filiais (60%).
A gestão e o monitoramento adequado da rede ainda é uma questão delicada para as empresas. O estudo mostrou que 41% das companhias pesquisadas não possuem ou utilizam serviços de NOC – centro de operações de rede e 66% relataram que o maior desafio é a gestão de segurança de informação.
Além disso, 44% das empresas não fazem atualização de políticas de rede ou ainda realizam essa tarefa de forma manual. Isso mostra que os processos são descentralizados e não estão adaptados para a realidade atual, que exige políticas automatizadas, flexíveis e ágeis.
Serviço SD-WAN
A Hughes apresentou no Brasil o HughesON, uma solução SD-WAN que inclui funcionalidades como segurança, identificação e priorização automática sem necessidade de configurações de templates, compressão, aplicação de QoS, aceleração de tráfego e gestão de acessos de terceiro. Segundo a companhia, 10 dos 25 maiores varejistas dos EUA já utilizam a solução (são mais de 30 mil sites gerenciados).