Tecnologias emergentes: Entenda quais são as principais tendências para o futuro
Renan Salinas, CEO & Founder da Yank Solutions
Muitas tecnologias estão moldando o futuro de várias indústrias e têm o potencial de alterar drasticamente a forma como fazemos negócios, interagimos com o mundo e resolvemos problemas.
Elas são capazes de transformar cenários complexos, deixar ambientes mais seguros, estimular a criatividade e o crescimento econômico, democratizar o acesso à informação e melhorar a educação de uma nação. Portanto, não estamos falando de algo que é um luxo, mas sim uma necessidade para lidar com os desafios e exigências deste século.
A IA – inteligência artificial, por exemplo, é uma tecnologia indispensável em todos os setores. Uma pesquisa realizada pela Deloitte mostra que o investimento em IA será adotado por 70% das empresas consultadas em 2023. Atualmente, 20% das empresas afirmaram já utilizar recursos de IA no seu cotidiano (destas, 14% disseram que vão ampliar e 6%, manter), enquanto outras 20% ainda testam ferramentas com a tecnologia e 31% ainda não utilizam, mas pretendem.
O uso da IA vem trazendo inúmeras vantagens em diversas áreas. Na saúde, ela está sendo usada para diagnóstico médico e descoberta de medicamentos. No setor financeiro, está otimizando a análise de riscos e a prevenção de fraudes. Em manufatura, a IA está melhorando a eficiência da produção e, no varejo, impulsionando a personalização das experiências do cliente.
Mas não é só ela que tem brilhado e trazido um diferencial competitivo no mercado. Outra tecnologia que tem crescido é a robótica avançada, com robôs cada vez mais sofisticados e capazes de executar tarefas complexas. Eles geralmente incorporam tecnologias de ponta, como inteligência artificial, visão computacional, sensores avançados e técnicas de aprendizado de máquina para melhorarem sua autonomia e capacidade de interação com o ambiente e os seres humanos.
Inclusive, o relatório da BCG, chamado “Advanced robotics in the factory of the future”, observou que a robótica avançada ajuda a aumentar a produtividade e terá impactos significativos em métricas globais até 2025.
Já a AR – realidade aumentada e a VR – realidade virtual (VR) são apostas que também têm impressionado o mercado. Elas estão sendo empregadas em treinamentos, na área da educação, entretenimento e até mesmo em cirurgias médicas, o que vem transformando a maneira como as pessoas interagem com o mundo digital e físico.
Dentro das empresas, podemos enxergar grande potencial nas áreas de vendas e marketing, utilizando a AR tanto na visualização de produtos, permitindo que os clientes vejam itens em seu ambiente antes da compra, como móveis em suas casas. Como na publicidade interativa, os anúncios de AR e VR podem envolver os clientes de maneira mais interativa.
Além disso, é possível usar VR para treinar funcionários em ambientes virtuais, reduzindo custos e riscos associados ao treinamento prático, fornecendo um suporte remoto em que um especialista pode ver o que um trabalhador local está vendo e fornecer orientações em tempo real.
Não podemos deixar de citar como a condução autônoma está mudando a indústria automobilística e terá um impacto nas áreas de logística, transporte público e entrega de mercadorias. Eles utilizam uma combinação de sensores, sistemas de processamento de dados e algoritmos de controle para perceber seu ambiente, tomar decisões e navegar de forma segura. Inclusive, de acordo com o relatório “Mobilidade do futuro” da Allianz Partners, será possível zerar mortes no trânsito com ajuda da tecnologia até 2040.
Por fim, as inovações em materiais e processos sustentáveis estão desempenhando um papel crucial na transformação das indústrias de manufatura e construção, com o objetivo de reduzir significativamente o impacto ambiental. Essas mudanças são essenciais para promover práticas mais sustentáveis e ajudar a mitigar os efeitos adversos das atividades industriais no meio ambiente.
A energia renovável, por exemplo, está transformando a matriz energética, reduzindo as emissões de carbono e a agricultura de precisão está aumentando a eficiência agrícola, ajudando a alimentar uma população crescente de maneira sustentável.
Sem sombra de dúvidas, a inovação tecnológica está constantemente remodelando tudo ao nosso redor e as companhias que se adaptam a essas mudanças e adotarem tecnologias emergentes certamente estarão bem posicionadas para liderarem seus setores.