Telecom Itália apoia o desenvolvimento de soluções OpenRAN
Redação, Infra News Telecom
A Telecom Itália, controladora da TIM, anunciou a assinatura de um acordo (MoU) com a Deutsche Telekom, Orange, Telefónica e Vodafone para apoiar o desenvolvimento e implementação de soluções abertas (OpenRAN) para futuras redes móveis, especialmente 5G.
Segundo o comunicado da companhia, a iniciativa dará um forte impulso na introdução de novas funcionalidades de sua rede móvel, em particular no 5G, promovendo uma implantação cada vez mais generalizada e melhorando a gestão da infraestrutura.
Outro ponto é a segurança. Para a operadora, soluções OpenRAN vão fortalecer ainda mais os padrões de segurança, além de melhorar o desempenho da rede e otimizar os custos, com serviços digitais avançados, como os relacionados com a indústria 4.0, por exemplo.
No Brasil, a TIM participa do projeto Open Field Program, desde junho de 2020, em parceria com Inatel e Telecom Infra Project. A iniciativa faz parte do programa Open Field, um ambiente para testes de campo em redes privadas, localizado dentro do Inatel, onde provedores de software e membros dos grupos de trabalho no TIP podem testar e avaliar as soluções em “condições mais semelhantes à de uma rede comercial”.