Telefonia móvel avança em direção ao 5G e inclui virtualização da rede aumentada
Redação, Infra News Telecom
De acordo com o novo relatório global “Toward a More Secure 5G World” (Rumo a um mundo 5G mais seguro), desenvolvido pela BPI – Business Performmobilance Innovation Network, em parceria com a A10 Networks, os provedores de serviços móveis avançam na introdução de uma nova geração de redes 5G que permitirá conectividade móvel de velocidade ultra-alta, além de uma ampla variedade de novas aplicações e casos de uso de infraestrutura inteligente. Esse progresso também inclui um trabalho constante para virtualizar as funções da rede principal e uma reavaliação dos investimentos em segurança necessários para proteger suas redes e a dos clientes.
Apesar da COVID-19, não é esperado um atraso significativo nas implementações 5G. A porcentagem de provedores de serviços móveis que afirmam que suas empresas estão ‘se movendo rapidamente em direção à implementação comercial’ passou de 26% em 2019 para 45% este ano. Praticamente todos os participantes da pesquisa dizem que aprimorar a segurança é um requisito crítico de rede e a principal preocupação na era 5G.
As redes 5G iniciais estão sendo projetadas de acordo com o já aprovado padrão 5G não-autônomo. No entanto, 30% dos respondentes disseram que já planejam adicionar proativamente 5G autônomo, e outros 9% disseram que suas empresas passarão diretamente para o autônomo. O 5G autônomo exigirá um núcleo de rede totalmente novo, utilizando uma arquitetura virtualizada e baseada em serviço, nativa da nuvem.
A pesquisa ainda mostra que 81% das empresas participantes estão progredindo rapidamente em direção ao 5G, nos principais mercados, ou pelo menos em linha com as expectativas. Já 71% esperam começar as construções das redes (network build-outs) 5G em 18 meses, incluindo 33% que já começaram ou o farão em 2020.
Para 95% dos respondentes as funções de virtualização de rede são importantes para seus planos com o 5G, e cerca de 75% afirmaram que suas empresas estão no caminho certo ou fazendo um bom progresso rumo à virtualização. A implantação de edge clouds móveis é vista como um aspecto importante das redes 5G para 99% dos entrevistados, com 65% dizendo que esperam nuvens de borda em suas redes 5G dentro de 18 meses.
Ainda segundo a pesquisa, os principais desafios do 5G para o setor são alto custo de build-outs (59%), segurança de rede (57%), necessidade de novas habilidades técnicas (55%) e falta de dispositivos habilitados para 5G (42%)
O aumento do tráfego, os dispositivos conectados e o caso de uso de missão crítica aumentam significativamente as preocupações de segurança e confiabilidade do 5G, segundo 99% dos entrevistados, e 93% disseram que seus investimentos em segurança já estão sendo afetados (52%) ou estão sob revisão (41%) devido aos requisitos do 5G.
Os principais casos de uso que devem impulsionar a adoção do 5G nos próximos dois anos incluem conectividade em velocidade ultra-alta (81%); automação industrial & fabricação inteligente (62%); cidades inteligentes (54%) e veículos conectados (33%).