Tentativas de fraude com serviços financeiros crescem 457% no Brasil na pandemia
Redação, Infra News Telecom
Segundo uma pesquisa da TransUnion, empresa norte-americana de soluções de informação, as fraudes envolvendo os serviços financeiros no Brasil aumentaram 457% e o principal tipo de golpe é o roubo de identidades. O estudo analisou 10 indústrias em todo o mundo entre março de 2020 e março de 2021.
A empresa avaliou bilhões de transações, além de 40 mil websites e aplicativos do seu pacote de soluções de identidade e autenticação para chegar às conclusões sobre o cenário de fraudes digitais.
No Brasil, a pesquisa foi realizada com 1101 consumidores e 20% deles disseram terem sido alvo de fraudes digitais relacionadas à Covid-19 nos últimos três meses. Neste caso, os principais golpes relatados foram o de roubo de cartão de crédito e cobranças fraudulentas.
Ainda de acordo com o levantamento, o volume de suspeitas de tentativas de transações digitais fraudulentas, originadas no Brasil, aumentou em 10,99% no último ano se comparado com o período anterior. As cidades com a maior porcentagem de transações suspeitas foram o Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.
“A pandemia foi um evento que afetou o mundo inteiro. E os fraudadores estão sempre atentos a isso para se aproveitar destes momentos. O que fica claro no estudo é que os golpistas, em cada país, foram atrás de indústrias específicas mais do que outras. No Brasil, por exemplo, as indústrias mais visadas pelas suspeitas de tentativas de fraudes digitais foram as de serviços financeiros, logística, varejo e telecomunicações”, disse Marcelo Leal, diretor de soluções da TransUnion Brasil.