TIM adota antenas camufladas em Belo Horizonte
Redação, Infra News Telecom
Para aumentar o alcance do sinal dos serviços de telefonia móvel em locais com grande concentração de pessoas, a TIM está instalando pequenas antenas camufladas em bancas de jornais, pontos de ônibus, postes e até sinais de trânsito. A solução, denominada SSL – Street Level Solution, foi desenvolvida para ser aplicada em lugares com grande tráfego de dados. Em Belo Horizonte, a tecnologia é adotada na região da Área Hospitalar e no hipercentro da capital mineira, como no Mercado Central, na rodoviária e nas proximidades do Palácio das Artes.
“A solução Street Level além de incrementar a qualidade do serviço prestado pela TIM aos seus clientes, é uma das várias ações em andamento como parte do nosso percurso para o 5G, que vai entregar muito mais velocidade de Internet móvel”, explica Homero Salum, diretor de mobile access & backhaul engineering da TIM Brasil.
Segundo a operadora, as medições após a implantação do projeto SLS mostram melhorias na qualidade de rede (incremento em mais de 50% na quantidade de conexões de dados com alta velocidade no download e upload) e na cobertura, inclusive melhorando o sinal em ambientes indoor. Com antenas mais próximas dos smartphones de seus clientes na própria rua, o projeto permite contornar as barreiras físicas que impedem a propagação do sinal de celular, oferecendo uma cobertura no nível do solo mais uniforme, com mais capacidade de rede, com uma estrutura simples, flexível e que não polui visualmente o ambiente urbano.
A TIM estuda ativar ainda neste ano a solução SLS em outros pontos de Belo Horizonte, como na Savassi, bairro conhecido por atrair multidões para bares e restaurantes, e no entorno do estádio Mineirão, palco de partidas de futebol e de grandes shows.