TIM adota solução de gestão de desempenho de redes da Open Labs
Redação, Infra News Telecom
A área de governança e qualidade de rede da TIM implantou a solução Altaia, da Open Labs, para monitorar e realizar a gestão da qualidade e desempenho de sua rede. A plataforma calcula, em tempo quase real, mais de 6 mil KPI’s e faz mais de 15 bilhões de cálculos por dia já no startup da solução.
Segundo Michelle Bastos Lage Ferreira, diretora de CTIO governance na TIM, a iniciativa segue a estratégia de migração de sistemas da companhia para a nuvem e o compromisso com os indicadores de sustentabilidade. A solução, por meio do seu módulo de alarmes baseado em KPIs pré-definidos, está integrada ao centro de monitoração e garante o rápido acionamento das áreas responsáveis para o tratamento de degradações, mitigando impactos nos serviços e melhorando a qualidade percebida pelos clientes.
“A adoção do Altaia é um passo importante para assegurar o completo gerenciamento das redes e seus indicadores, garantindo escalabilidade e velocidade nas novas integrações, monitoração em “near real time” e aprimoramento da experiência do cliente durante a utilização dos nossos serviços fixos e móveis, destaca Michelle.
A plataforma Altaia consegue identificar proativamente problemas na rede, tanto em equipamentos como nos serviços e acionar as equipes especializadas para avaliar e implementar as correções necessárias, em tempo real. É ela que processa e disponibiliza os KPI’s para a Anatel monitorar a qualidade dos serviços da TIM.
O Altaia faz parte da solução NOSSIS One, da Altice Labs, matriz da Open Labs. A solução provê um conjunto completo de funções relacionadas à gestão de redes e serviços de telecom, suportando as áreas de operação de redes e serviços. É compatível com qualquer tipo de serviço e tecnologia e fornecedor de rede.