TIM amplia rede 4G no Amazonas
Redação, Infra News Telecom
A TIM anunciou que vai ampliar a cobertura 4G para todos os municípios do Amazonas até o final de 2022. Presente em 44 municípios e 13 localidades do Amazonas, a operadora espera contemplar mais 13 novas cidades com sua rede 4G.
A companhia ainda prevê para este ano a abertura de mais 18 revendas na região Norte, sendo sete no Amazonas. A iniciativa ajuda também a movimentar as economias locais. “A expectativa para 2022 é o fortalecimento da companhia como a maior rede 4G do País e como a pioneira na inovação com o 5G”, afirma Sérgio Paul, gerente de engenharia de redes da TIM Norte.
Para tanto, a operadora aposta no Sky Coverage, solução baseada em conceitos de sustentabilidade desenvolvida pela TIM que pode ser instalada nos recantos mais remotos, até onde não há eletricidade, valendo-se da energia solar.
Com quase 4 milhões de habitantes, o Amazonas é um estado estratégico para a operadora, por isso a empresa investiu em infraestrutura de rede no ano passado e contemplou 18 municípios com a rede de quarta geração.
SkyCoverage
O SkyCoverage é uma iniciativa da TIM para levar a conectividade da telefonia celular a localidades remotas, promovendo alcançar as metas de ESG, ou seja, de chegar a 100% de cobertura 4G nos municípios brasileiros até 2023 e a inclusão digital da sociedade, de forma sustentável e com menor impacto ambiental.
No final do ano passado, a operadora ativou a rede 4G em Ariaú, no município de Barreirinha, no Amazonas. No local, onde o acesso se dá somente por via fluvial, foi instalada uma torre, levando os serviços de telefonia aos mais de 500 habitantes. A instalação dos equipamentos contou com a participação de colaboradores da TIM, moradores da região, além do apoio de autoridades locais.
A solução Sky Coverage pode ser instalada em pontos completamente isolados, até onde a energia elétrica não está disponível, através da solução off-grid. O projeto está alinhado a sua meta ambiental de reduzir as emissões indiretas de CO2 em 70% até 2025 e utilização de fontes renováveis.
“Por meio do Sky conseguimos expandir o alcance da nossa rede 4G e garantir a inclusão em localidades e distritos que não contavam com nenhuma tecnologia ou que não possuíam a rede de quarta geração. Além disso, o projeto tem nos permitido expandir a nossa rede e com uma infraestrutura simplificada, de baixo impacto ambiental e de menor custo”, conclui Paul.