TIM ativa antenas 5G no Paraná
Redação, Infra News Telecom
A TIM ativou as primeiras antenas 5G do estado do Paraná. Os equipamentos ficam em Curitiba, nas áreas do Parque Barigui e do Palácio Iguaçu, e foram disponibilizados na frequência 2,3 GHz SA – standalone, que evoluirá com a chegada do 5G SA em 3,5 GHz a partir de junho, conforme cronograma da Anatel.
Segundo a operadora, a faixa de 3,5 GHz será essencial para proporcionar alta velocidade e baixíssima latência para os usuários, e principalmente massificar e revolucionar a adoção de soluções da IoT – Internet das coisas (IoT) em vários setores fundamentais para alavancar a economia do País.
“A TIM tem investido fortemente na preparação da chegada do 5G, tecnologia que vai acelerar o processo de transformação digital nas cidades, estimular a geração de negócios e dar mais oportunidades aos brasileiros. A escolha de Curitiba como a primeira cidade do Sul a receber as antenas 5G standalone reafirma nossa ligação histórica e cada vez mais consolidada com cidade e com o Estado”, diz o CEO da TIM, Alberto Griselli.
A operadora já havia anunciado, em março ultimo, a escolha da capital paranaense para o desenvolvimento do projeto “Cidade 5G”. O acordo de colaboração (MoU), com a chinesa Huawei, foi assinado durante o Mobile World Congress, em Barcelona. A ideia é implementar redes 5G, prevendo a evolução da tecnologia, monitoramento de redes e aperfeiçoando a experiência do usuário. O acordo é válido por dois anos, podendo ser prorrogado, e os primeiros testes devem ser finalizados até dezembro de 2023.
Atualmente, a operadora conta com é 6,9 milhões de clientes de telefonia móvel no Estado, um market share de 52,1%. Sua cobertura 4G presente em 100% das 399 cidades paranaenses e na rede da tecnologia 4.5G, já implantada em 235 municípios. A TIM também oferece, em Curitiba, serviços com 5G DSS (que utiliza o 5G sobre as frequências do 4G). A ativação dessa rede faz parte da estratégia da TIM – iniciada em 2019 – de proporcionar desde já aos clientes, sem custos adicionais, uma experiência diferenciada de conectividade, que agora deve evoluir com a chegada do 5G no país.