TIM conecta antenas com energia solar para ampliar cobertura 4G
Redação, Infra News Telecom
A TIM está implantando sistemas de energia solar off-grid (autônomo) para conectar torres e antenas em locais de difícil acesso e sem energia elétrica. O projeto faz parte dos planos da operadora de alcançar 100% dos municípios brasileiros com sua rede 4G até 2023.
Os dois primeiros sites off-grid estão localizados no estado de São Paulo e foram ativados, em parceria com a Highline, em fevereiro último. Um fica em Presidente Bernardes, a 578 quilômetros da capital, e fornece cobertura 4G para parte da BR 374 (Rodovia Castelo Branco), no trecho entre as cidades de Presidente Prudente e Presidente Venceslau. O outro está localizada em General Salgado, , a 80 quilômetros de Araçatuba, no Centro Oeste paulista, e atende a rodovia SP 463.
Outros 13 sites off-grid também estão em fase de implementação nos estados de São Paulo (com Highline), Santa Catarina, Pará e Acre (em parceria com IHS e Winity). Cada site tem sua própria geração de energia solar com painéis fotovoltaicos e utiliza ainda baterias de lítio, que garantem autonomia completa e mais capacidade para ciclos de carga e descarga, resultando em maior vida útil do equipamento.
A estimativa é de uma redução de 3 tCO2/MWh em emissão de dióxido de carbono (por site) e 15 MWh de consumo de energia convencional ao ano. A solução off-grid poderá ter ocupação física máxima entre 16 a 24 m², para uma autonomia muito superior de 36 horas em sites acesso 1 FREQ.
Até 2025, a TIM espera alcançar 80% de ecoeficiência no tráfego de dados e ter 90% do consumo de energia proveniente de fontes renováveis.