TIM e Energisa levam 4G ao interior do Acre com antena alimentada por energia solar
Redação, Infra News Telecom
A TIM e a Energisa, cliente corporativo da operadora, acabam de conectar com tecnologia 4G a Vila Restauração, localizada na Reserva Extrativista do Alto Juruá, a 490 km de Rio Branco, no Acre. A iniciativa faz parte de uma série de melhorias que já estão em andamento, e que contará também com obras de instalação de usina solar para armazenamento e geração de energia pela Energisa.
Situada a 70 km de Marechal Thaumaturgo e com acesso somente fluvial, a Vila Restauração tem aproximadamente 200 famílias e acesso à energia elétrica por apenas quatro horas por dia. Levar energia limpa, com a utilização de painéis solares, permite não só aumentar consideravelmente a autonomia e a disponibilidade de energia para a cidade como também viabiliza a implantação de uma estrutura de serviço 4G na região.
“Foram 105 toneladas de materiais e 93 dias de trabalho em conjunto com os parceiros para executar esse projeto tão desafiador, especialmente no que diz respeito a logística e transporte”, diz Marco Di Costanzo, diretor de engenharia da TIM Brasil.
Paulo Humberto Gouvêa, diretor de soluções corporativas da TIM Brasil, complementa: “Os equipamentos partiram de São Paulo, atravessaram o país por estradas e balsas, chegaram a Marechal Thaumaturgo, e no final conseguimos instalar e ativar uma estrutura que conta com alimentação de Energia via painéis solares, garantindo a qualidade do serviço 4G da TIM.”
A iniciativa faz parte projeto da operadora Sky Coverage, que permite implementar cobertura 4G, inclusive a áreas mais distantes do Brasil, onde há déficit de infraestrutura de rede elétrica, oferecendo soluções sustentáveis, acessíveis e de baixo custo. O projeto, que demandou 472 horas de trabalho, pretende beneficiar mais de 6 milhões de pessoas em localidades como a Vila Restauração, seja em distritos, vilas, estradas, resorts ou pontos turísticos espalhados pelo país. Presente em mais de 4,4 mil cidades, a TIM se comprometeu a cobrir todos os municípios do Brasil com 4G até 2023.