TIM e Nokia lançam projeto piloto 5G standalone voltado para o agronegócio
Redação, Infra News Telecom
A TIM, em parceria com a Nokia e a AMPA /IMAmt – Associação Matogrossense dos Produtores de Algodão, lançou o primeiro piloto 5G standalone do país voltado para o agronegócio. O projeto foi mostrado durante um evento no Centro de Treinamento e Difusão Tecnológica da AMPA/IMAmt, em Rondonópolis, MT. A iniciativa tem o apoio do ConectarAgro, associação que promove tecnologias abertas nas áreas rurais do país.
A proposta foi demonstrar o uso de 5G puro para o aumento da produtividade e inovação no agronegócio, que já possui mais de 25% de participação no PIB – Produto Interno Bruto do país. O projeto também visa contribuir com a inclusão digital no campo.
Entre as funcionalidades apresentadas estão transmissões em tempo real de vídeos feitos em 4K e produzidos com drones. Segundo a operadora, as imagens captadas e acompanhadas remotamente podem ajudar na inspeção do plantio. A TIM também destaca que 5G standalone será essencial também para habilitar soluções aplicadas à colheita e ao manejo agrícolas, relacionadas tanto à gestão de equipamentos, quanto à comunicação entre colaboradores.
Desde o seu lançamento em 2019, o ConectarAgro, formado pelas empresas AGCO, Climate FieldView, CNH Industrial, Jacto, Nokia, Solinftec, TIM e Trimble, já promoveu conectividade via banda larga 4G de 700 MHz para mais de 6 milhões de hectares de áreas rurais em todo o Brasil, sendo que mais da metade das propriedades tem até 100 ha. Até o momento, mais de 25 mil quilômetros de estradas e rodovias foram cobertos e acima de 600 mil pessoas em áreas rurais beneficiadas.