TIM prioriza energia renovável para levar 4G em áreas sem cobertura
Redação, Infra News Telecom
A TIM anunciou o projeto SkyCoverage, que tem o objetivo de cobrir 100% dos munícipios brasileiros com 4G até 2023. A iniciativa, que começou este ano, prioriza o uso de estruturas simplificadas e energia renovável, como painéis solares para conectar torres e antenas.
A operadora vem priorizando soluções offgrid no projeto, ou seja, que não dependem de rede elétrica para funcionamento, mas de alimentação de energia proveniente de painéis fotovoltaicos. Desta forma, é possível oferecer infraestrutura simplificada, com menor custo, e ainda assim garantir maior cobertura da tecnologia de quarta geração.
A ideia é integrar a operadora, parceiros e fornecedores e oferecer conectividade 4G em 700 MHz atendendo, além de 100% dos municípios do Brasil, inúmeras localidades que hoje não têm sinal de Internet ou telefonia, especialmente em áreas remotas nas regiões mais periféricas do país. A partir de antenas de infraestrutura simplificada, chamadas sites, com torre estaiada e de menor custo, será possível distribuir o sinal 4G mesmo onde não há rede elétrica, já que podem ser alimentadas por energia solar. Desta forma, são estruturas não só mais acessíveis em todo o território nacional como também sustentáveis.
Segundo a empresa, a escolha de seus fornecedores e parceiros também está atrelada às metas do SkyCoverage, que tem como um dos propósitos apoiar o desenvolvimento de tecnologias que otimizem os custos para a viabilidade da cobertura.