TIM testa 5G standalone em São Paulo e Rio de Janeiro
Redação, Infra News Telecom
A TIM anunciou dois novos testes 5G standalone nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Os pilotos (em formato POC – prova de conceito) serão utilizados para avaliações técnicas da própria rede e de suas funcionalidades, como agregação de frequências, compartilhamento de rede e conexões de dados em baixíssima latência.
Os trials acontecem no Brooklin, zona Sul de São Paulo, e na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, e servirão para preparar a expansão de rede de quinta geração após o leilão de frequências.
A iniciativa faz parte de uma série de testes realizados pela operadora em 2021 e iniciados em maio, em Brasília, DF, durante o Digital Day, e em Rondonópolis, MT, em demonstração de aplicações do 5G para o agronegócio.
“Estamos reforçando os pilotos do 5G standalone, que será a tecnologia adotada oficialmente no Brasil, e já alcançamos velocidades superiores a 1.5 Gbps, muito maiores do que as disponíveis em 4G. Os testes mostram a efetividade dessa tecnologia e as possibilidades que ela pode trazer para diferentes setores, beneficiando toda a sociedade e o desenvolvimento do país”, diz Marco Di Costanzo, diretor de engenharia e implementação de rede da TIM.