TIM vai ampliar oferta de serviços IoT
Redação, Infra News Telecom
A TIM acaba de validar o funcionamento de novos de módulos de comunicação fabricados pela Telit, fornecedora global de dispositivos IoT e comunicação máquina a máquina. Os primeiros testes foram realizados em laboratório, e mostraram velocidades cinco vezes maiores de download e upload, além de maior eficiência energética e mobilidade.
Os módulos poderão ser usados para melhorar o desempenho de soluções que dependem da tecnologia NB-IoT para transmissão de dados, como dispositivos de monitoramento de lavouras e sensores de solo, no agronegócio.
De acordo com Paulo Humberto Gouvea, diretor de soluções corporativas da TIM Brasil, a evolução dos serviços de conectividade e dos módulos já testados e produzidos amplia a criação de novos modelos de negócios junto as empresas brasileiras que estão investindo em IoT. “Viabilizamos a conexão entre equipamentos com o NB e queremos conectar um maior número de dispositivos com segurança, qualidade, baixíssimo consumo energético e maior cobertura”.
Silmar Palmeira, diretor de arquitetura, inovação e tecnologia da TIM Brasil, destaca que a tecnologia permitirá ampliar a oferta de conectividade, incluindo serviços para cidades inteligentes e utilities, como iluminação inteligente, logística, segurança pública e telemetria, além de diversas outras aplicações que demandem conectividade eficiente e módulos com bateria de longa duração. “A parceria com a Telit nos permite oferecer equipamentos com mais funcionalidades, como ter mais dispositivos compatíveis para a mesma rede”.
A operadora cobre mais de 3,4 mil cidades do país com a tecnologia NB-IoT Narrow Band em IoT.