Tivit anuncia Takoda para ampliar negócios de data centers
Redação, Infra News Telecom
A Tivit, multinacional brasileira e one stop shop de tecnologia, anunciou o spin-off da sua unidade de data centers, empresa que foi batizada de Takoda. A nova companhia nasce com 20 anos de experiência e 65 grandes clientes em colocation, como Petrobras, TIM e BNDES, além de hyperscalers globais.
A Takoda se concentrará em serviços de data centers e a Tivit continuará focada em soluções digitais, segmento que cresceu rapidamente nos últimos anos, especialmente com a demanda por soluções SaaS, de nuvem, transformação digital e cibersegurança.
“Iniciamos com investimento de R$ 1,2 bilhão para os próximos cinco anos, com previsão de quintuplicar o tamanho da operação”, diz Eduardo Sodero, CSO da Tivit, que foi nomeado CEO da Takoda. “Com a criação da Takoda, daremos foco maior nas duas frentes de negócios, serviços digitais e colocation, trazendo mais valor aos nossos clientes em suas jornadas de transformação digital e paralelamente em suas necessidades de infraestrutura digital.”
Segundo o executivo, as duas frentes são complementares, mas possuem dinâmicas distintas. “O business de data centers tem alta necessidade de investimentos, prazo de retornos mais longos, métricas financeiras distintas, como ROIC, além do perfil das equipes, que é diferente.” O braço de serviços digitais permanece sob a marca Tivit, comandada pelo CEO Paulo Freitas, executivo que assumiu a posição em janeiro de 2023.
A Takoda tem quatro data centers e 250 colaboradores. “A companhia já nasce como referência no mercado, porque nossos data centers têm excelência operacional provada por mais de duas décadas, entregando segurança, hyper conectividade, baixa latência, sendo abastecidos com 100% de energia renovável”, acrescenta Sodero.
Com operações em dez países da América Latina, Tivit está presente no mercado desde 1998. A companhia oferece serviços diversos como desenvolvimento de software ágil, nuvem híbrida e pública, cibersegurança, operações de alta complexidade, entre outros, que apoiam os clientes em sua jornada de transformação digital.
A companhia conta ainda com o Tivit Labs, hub de inovação, e a Tivit Ventures, braço de aquisições que atualmente integra as marcas CyberSec, Stone Age, tbankS, Privally, DevApi, Lambda3, SENSR.IT e XMS.