TOTVS aposta em tecnologias para o setor financeiro
Redação, Infra News Telecom
Segundo uma pesquisa realizada pela Deloitte em parceria com a Febraban – Federação Brasileira de Bancos, em 2017, os investimentos e despesas em tecnologia feitos pelo setor financeiro no Brasil somaram R$ 19,5 bilhões, um aumento de 5% em relação ao ano anterior. O crescimento foi liderado pelos gastos com software, que chegaram a R$ 9,8 bilhões.
O estudo ainda aponta que as transações bancárias subiram 10%, puxadas pelas operações nos canais digitais, que aumentaram 30% e já somam 58% de participação. O mobile banking é o canal preferido dos brasileiros e representou mais de um terço das operações bancárias realizadas em 2017. No total, foram feitas 25,6 bilhões de transações por essa plataforma no último ano, 38% a mais que em 2016.
Atenta a esses números, a TOTVS, provedora de soluções de gestão empresarial, tem investido para ampliar o conceito de banco digital, com tecnologias simples e ágeis para suportarem a transformação digital do segmento. “Isso deve acontecer de dentro para fora, ou seja, passa pelo backoffice, middle, composto por soluções intermediárias, e frontoffice, a camada que chega ao cliente final”, comenta David Terra, diretor do segmento de financial services da TOTVS.
Um exemplo é o projeto de digitalização para o Banco KEB Hana do Brasil, subsidiária do KEB Hana Bank, que irá apoiar a instituição no seu novo posicionamento de negócios. Com isso, o Banco será considerado um open banking e trocará informações e até produtos e serviços com outras instituições, financeiras ou não.
Entre as facilidades que poderão ser ofertadas aos consumidores estão: adiantamento de recebíveis no ERP, consignado privado para pessoa física com desconto em folha de pagamento e investimentos variados. O Banco ainda poderá atender clientes de todo o país, utilizando as soluções como a base para o atendimento e mantendo apenas uma agência física.
Internet banking
Em parceria com a TOTVS, o Banco implementou sua plataforma de Internet Banking. Hoje, mais de 90% dos seus clientes já utilizam os serviços pela web e cerca de 85% das transações passaram a ser realizadas por esse canal.
Com essa alta taxa de adesão, a instituição resolveu avançar no seu processo de modernização e, com base na plataforma tecnológica da TOTVS, irá acrescentar produtos e serviços e melhorar a comunicação com os seus clientes, tudo isso de maneira integrada, simples e segura.
Para a nova fase do projeto serão oferecidos serviços como a contratação e o regaste de valores de investimentos transacionais, que poderão ser executados tanto pela Internet, quanto na versão mobile – até hoje, só era possível realizar consultas. O envio de remessas de moeda estrangeiras de pequenos valores ao exterior é outra facilidade que será disponibilizada nos canais digitais.
“O sucesso do projeto de Internet Banking nos motivou a ampliar a parceria com a TOTVS. Acreditamos que ter uma operação totalmente digital nos dará capilaridade no território nacional, com apenas uma agência física. Com este novo investimento, vamos expandir a nossa atuação com as empresas de dentro e fora da colônia coreana e também para toda a sua cadeia produtiva, como fornecedores e funcionários. Outro ponto importante são as APIs: agora, podemos agregar mais valor ao nosso negócio em parceria com outras instituições, financeiras ou não”, afirma Sung Won Kim, diretor executivo do Banco KEB Hana do Brasil.
Segundo Terra, para entregar esse projeto totalmente digital, a TOTVS modernizou as ferramentas internas e investiu no desenvolvimento de uma plataforma robusta. “Oferecer experiências digitais ao cliente final passa pela mudança nos sistemas que ele não vê, isso é a verdadeira transformação digital”.