Transformação digital é prioridade para 23% das empresas brasileiras
Redação, Infra News Telecom
A mudança na rotina de trabalho e os reflexos socioeconômicos causados pela pandemia da Covid-19 trouxeram à tona a necessidade da digitalização dos negócios de diferentes portes e setores, mas ainda há um longo caminho a percorrer.
Um estudo realizado pelo Cesar, centro privado de inovação de produtos, serviços e negócios de tecnologias da informação e comunicação, de Recife, PE, mostra que para 23,7% das empresas brasileiras respondentes a transformação digital é prioridade máxima no planejamento estratégico.
A pesquisa “ICTd – Índice CESAR de Transformação Digital”, que avaliou o avanço da maturidade digital das organizações provocada pelos os impactos nos negócios causados pelo isolamento social, foi realizada entre junho e outubro de 2020 e analisou 814 respostas de 418 empresas de diversos segmentos, com maior representatividade os setores de serviços (15%), consultoria (12%), financeiro (10%) e tecnologia (8%).
A participação de micro e pequenas empresas foi de 46%, um aumento de 9%, em relação a pesquisa de 2019. Já em relação aos cargos dos participantes, mais de 60% deles são decisores, com cargos de diretoria, c-level, gerência ou coordenação.
Investimentos em inovação
Mais de 70% dos participantes disseram que estão mais propensos a investir em inovação, com a aceleração do processo de transformação digital. Cerca de 50% dos respondentes afirmaram ainda que seu negócio foi impactado pela pandemia e foi preciso se reinventar para sobreviver.
Uma outra questão levantada pelos entrevistados foi necessidade de maiores investimentos nos próximos anos – 48,12% tiveram que lançar às pressas soluções digitais que se mostraram frágeis e temporárias. A maior parte das empresas (70%) conhece e já tem ações de transformação digital conectadas a um plano geral do negócio. Já menos de 40% estão em estágio inicial e relataram que não entendem a transformação digital ou conhecem, mas não tem ações.
A metodologia da pesquisa incluiu oito aspectos: cultura & pessoas; consumidores; concorrentes; inovação; processos; modelo de negócios; dados & ambiente regulatório; e tecnologias habilitadoras.