Transformação digital: Sua empresa está no caminho certo?
Trilhar o caminho da transformação digital significa, necessariamente, passar por uma mudança radical dos processos organizacionais.
Freddy Pelucio, Executivo de negócios do Grupo Engineering
Quando questionadas sobre a jornada da transformação digital, praticamente todas as empresas afirmam ter iniciativas nesse sentido, mas será que elas estão realmente no caminho certo? Ou estão apenas fazendo pequenas melhorias usando tecnologias inovadoras? Como saber se sua empresa está trilhando o caminho para a verdadeira transformação digital? A transformação que deixará a organização totalmente alinhada e harmonizada ao mundo digital.
Esse conceito está mudando profundamente a sociedade onde vivemos e os mercados onde as nossas empresas atuam com uma rapidez nunca vista antes na história. As empresas precisam se transformar nessa mesma velocidade, mudando os processos produtivos e os serviços existentes e criando novos ecossistemas, serviços, produtos e modelos de negócio. O ponto central da estratégia deve ser a experiência do cliente. Mas trilhar o caminho da transformação digital, ou seja, ter modelos de negócios digitais significa, necessariamente, passar por uma mudança radical dos processos organizacionais.
Mudança cultural
Para que a transformação seja uma a realidade, é fundamental que aconteça uma mudança de mindset cultural em toda a organização. É preciso repensar as ações dentro da estrutura e também revolucionar o seu próprio mercado. É necessário o despertar a criatividade e a inovação.
As abordagens derivadas do mundo do software estão se espalhando cada vez mais e parecem necessárias, dentro dos novos modelos organizacionais, para incentivar o trabalho em equipe e colaborativo entre os diferentes profissionais e habilidades de nossas empresas. Em contrapartida, é fundamental adotar equipes e organizações separadas dentro da mesma empresa durante essa jornada.
A existência de times distintos, trabalhando de forma bimodal, é imprescindível nesse cenário, de forma que uma frente tenha foco no planejamento e execução das etapas definidas no plano da transformação digital (no amanhã) e a outra esteja focada na execução e manutenção dos processos e sistemas atuais (no hoje).
Parceria estratégicas
Um ponto crucial é o estabelecimento de parcerias estratégicas com empresas que detenham conhecimento das tecnologias necessárias alinhadas às necessidades do negócio. O apoio de um parceiro na condução do mapeamento e identificação da maturidade em relação às tecnologias disponíveis e quais são as mais adequadas aos objetivos da organização é um dos pilares de garantia da sustentação do roadmap das ações de transformação.
Além disso, o auxílio à identificação e priorização dos temas a serem abordados em planos de ação na jornada, de modo a garantir a convergência aos objetivos estratégicos da organização, é determinante.
Tecnologia da informação e automação
As áreas da tecnologia de informação e automação têm um papel fundamental e podem ser o grande facilitador dessa operação. Este é o time que conduzirá as estratégias para aplicação e utilização das ferramentas necessárias para o cumprimento dos objetivos de negócio da empresa.
Soluções como inteligência artificial, paperless, chatbot, APIs, machine learning, cloud, big data, analitycs, predictive & prescritive maintenance, real-time, OEE, IoT – Internet das coisas, CRM, customer experience, entre outras, não se traduzem em ações de transformação digital caso não sejam alinhadas aos objetivos estratégicos do negócio. Assim, é primordial um parceiro que conheça as tecnologias e o negócio de sua empresa.
Exemplo
Numa indústria automobilística, por exemplo, a transformação digital deve atuar em duas frentes: dentro da fábrica, com foco na excelência operacional do processo produtivo, e fora dela, com ações 100% focadas na experiência do cliente.
Dentro da fábrica soluções integradas que possibilitem avaliação de indicadores em tempo real, integração da cadeia de fornecedores, descentralização dos processos decisórios, sistemas modulares, digitalização, manufatura ágil, entre outras, são exemplos das ações necessárias que devem ser tomadas internamente sempre orientadas aos objetivos de negócio para construção da transformação digital.
Ao mesmo tempo, do lado de fora da fábrica, os objetivos, processos e soluções devem ser totalmente orientados à experiência do cliente, isto porque o veículo não é mais somente um bem de consumo e sim um provedor de serviços e satisfação aos usuários.
E para que esta integração entre o cliente e a manufatura ocorra de forma eficaz, inteligente e na velocidade necessária, processos digitais são essenciais.
Muitos acreditam que já estão dentro dessa jornada, mas infelizmente estão apenas aperfeiçoando alguns processos sem digitalização e não verdadeiramente investindo em transformação digital com um plano, objetivos e caminhos bem definidos. E então? Sua empresa, está no caminho certo para a transformação digital?