Transformação digital: Realidade ou sonho?
Cesar Poppi, executivo sênior de TI da TE Connectivity
Não é surpresa que para mais de 85% dos líderes mundiais a digitalização dos seus negócios tem prioridade altíssima. A transformação digital tem direcionado empresas a um nível de interconexão de capacidade, recursos e talentos em uma escala global. A perspectiva tradicional de oferta versus a demanda não será suficiente para se ter sucesso em um mundo digital. Tudo isso pode até parecer obvio, porém a sua empresa está preparada para este novo mundo? Isso já é realidade ou apenas um sonho para a sua empresa? Como chegar neste estágio tão importante da estratégia digital?
Perceber o valor de se estabelecer uma visão ampla dos seus negócio digitalmente demanda um trabalho árduo para se desenvolver as capacidades certas operacionalmente, tecnologicamente e, principalmente, humanamente. Isso na prática não é simples. Não é somente a TI que precisa fazer parte desta transformação, já que não se trata apenas de tecnologia. Esta jornada não é possível sem uma área de recursos humanos forte, moderna, ágil e realmente especializada em pessoas.
A área operacional da empresa que, muitas vezes, está sobrecarregada com os seus problemas diários e rotineiros, sobrando pouco tempo para a inovação e capacitação, precisará dedicar tempo e recursos para se transformar e se preparar para este novo mundo. Não é barato, mas é uma questão de sobrevivência. Em um mundo onde o nível de excelência está cada vez maior, o bom o suficiente não adianta mais. O modelo de negócio como de costume está morto. Forte esta afirmação? Já parou para pensar que cada vez mais a ficção científica está se tornando um fato científico? O desenho dos Jetsons não impressiona mais.
As tecnologias estão mudando rapidamente as nossas vidas e sociedades, todos os dias, em todos os lugares. Vamos precisar de habilidades diferentes. Ou nos preparamos para impulsionar essas mudanças ou seremos os impulsionados por ela. Qualquer coisa que possa ser digitalizada ou automatizada será e tudo aquilo que não puder deverá ser usado para sustentar toda essa transformação, como os valores humanos, e acreditem, isso é tão ou mais importante que a própria transformação digital.
Em meados de 2016, a Microsoft lançou o chatbot para o Twitter chamado Tay, que era um projeto de machine learning criado para o engajamento com humanos. Era um experimento cultural, social e técnico. Conforme ele interagia com os usuários da plataforma, mais ele aprendia e se tornava realista. Infelizmente, nas primeiras 24 horas online o robô se tornou racista e logo teve que ser desligado. É com base neste e muitos outros exemplos que a preparação das empresas para a transformação digital vai muito além da tecnologia.
O uso do termo “transformação” é muito acertado porque é, realmente, uma criação cultural do zero. Sabe aqueles treinamentos de ética que todos os anos as grandes e sérias corporações obrigam os seus funcionários a fazer? Apesar da ética ser uma questão elementar, mesmo assim as empresas podem destruir os seus negócios se de fato não enraizarem essa questão “elementar” em sua cultura. A transformação digital passa exatamente por esse mesmo caminho.
Com tudo isso dito, você ainda deve estar se perguntando por onde começar. Existem empresas vendendo frameworks de transformação digital e poderia ser uma opção. Não existe uma verdade absoluta, mas gostaria de compartilhar alguns passos que entendo serem fundamentais para chegar lá:
- A alta gestão da empresa precisar criar uma visão de transformação digital e compartilha-la com todos os seus funcionários. Revisitar esta visão e aperfeiçoa-la, conforme a empresa vai ganhando maturidade.
- A estratégia digital da empresa precisa estar alinhada com a sua estratégia de TI e RH.
- Estimular um ambiente de inovação digital com compensações proporcionais aos resultados ganhos.
- Ter foco e prioridade de investimentos em inovação digital. Todos sabemos que os investimentos não são baixos e economia não pode ser um fator predominante para uma verdadeira transformação digital.
- Sustentar, medir e monitorar os programas de transformação digital. Precisa ter uma governança dessas iniciativas acompanhada de perto pelos altos executivos.
- Independente do modelo de negócios da empresa é necessário criar um modelo de negócios digitais. Desenvolver produtos e serviços que estejam primeiramente ligados com tecnologias digitais. Um exemplo clássico disso é a pizzaria que passou a fazer entregas com drones.
- Aceitar e entender que todos na empresa precisam estar engajados com inovações tecnológicas. Não desprese o possível talento do estagiário de engenharia que hoje está somente levando os projetos impressos de um departamento para o outro. Ali pode estar grandes ideias ainda não exploradas.
Certamente, este é um dos assuntos mais discutidos no momento e transformação digital não é uma opção: é uma necessidade. O quanto antes a sua empresa entender isso e começar, mais rápido, ela poderá se posicionar em relação aos seus concorrentes. Há quem diga que empresas que não tiverem uma estratégia digital sólida, desaparecerão em poucos anos. Vamos começar?
É executivo sênior de TI na TE Connectivity desde 2010. É responsável pelas área de aplicações na região Américas. Formado em processamento de dados pelo Mackenzie, o executivo possui ainda especialização em gestão de projetos e SAP. São 24 anos de experiência no mercado de TI com passagem por empresas como Grupo Accor, Ericsson, Voith, Folha de São Paulo, Unisys e Citibank.