Trópico apresenta solução 4G para o agronegócio
Redação, Infra News Telecom
A Trópico anunciou um novo modelo de negócios para atender às demandas por conectividade do agronegócio brasileiro, com o lançamento de uma solução integrada de conectividade e aplicações como serviços (SICAaaS).
A empresa oferece a opção de contratação de uma rede privada 4G em 250 MHz, no modelo de serviços. Assim, o produtor rural não precisa investir na aquisição da rede de telecomunicações, ou possuir equipe qualificada para sua operação e manutenção, para implantar aplicações baseadas em agricultura de decisão.
Segundo a companhia, a solução provê ampla cobertura, resultando em um menor número de antenas por área de interesse (hectares cobertos), com reduções de custos de infraestrutura dos serviços. Também permite a implantação do conceito de fazenda digital, viabilizando serviços de monitoramento de máquinas e do desempenho dos processos agrícolas.
De acordo com Paulo Cabestré, presidente da Trópico, o modelo de negócio tem como objetivo atender às demandas de pequenos, médios e grandes produtores, principalmente de áreas rurais mais remotas do Brasil. A contratação da solução pode ser feita por intermédio da rede de concessionários da John Deere, fabricante de equipamentos agrícolas. A empresa também será responsável pelo suporte técnico da solução para o agronegócio, de forma integrada com a Trópico, dentro do conceito de ponto único de contato.
“Esse modelo vai colaborar diretamente para o rápido desenvolvimento do campo, oferecendo aos produtores ainda mais facilidade de acesso aos sistemas de telemetria da John Deere, além diminuir a lacuna que existe no país em relação à conectividade”, ressalta Dan Leibfried, diretor de Inovação da John Deere para América Latina.