Tudo na nuvem: Incluindo a telefonia
A telefonia em nuvem é uma central telefônica que fica hospedada em servidores na Internet, seguindo a tendência de outros sistemas de comunicação, que deixaram de ser analógicos e passaram para o meio digital.
João Labre, diretor de TI e sócio da 4MSTech
Quem começou a trabalhar no início dos anos 2000 já tinha e-mail e Internet como ferramentas de trabalho, porém com lentidão. Nesta época, o envio de documentos era feito por fax e, depois, o sistema migrou de uma linha telefônica à conexão direta com a Internet. Fazer uma call não era uma expressão comum nesta época – e vídeo conferência muito menos.
Hoje, falamos de plataforma única de telefone baseada em nuvem que reúne inúmeros recursos. Segundo dados divulgados pela Anatel, o pico de usuários de telefones fixos ocorreu em 2014, quando atingiu 44,1 milhões de usuários. Desde então, o número diminui a cada ano. A maior queda ocorreu entre 2018 e 2019, quando o recuo foi de 4 milhões de acessos – de janeiro a julho deste ano a queda foi de 784 mil.
Os telefones de mesa deram lugar às experiências de comunicação imersivas e multifuncionais com gadgets e devices conectados de qualquer lugar e a qualquer hora. Recursos como chamadas em grupo, gravação de ligações, chamadas rápidas (com um clique no nome do destinatário), relatórios de ligações, autenticação, delegação de chamadas – tudo isso está disponível com grande simplicidade. Até assumir chamadas que outro colaborador colocou em espera, ou mesmo designar as ligações para caírem em um outro dispositivo.
A telefonia em nuvem é uma central telefônica que fica hospedada em servidores na Internet, seguindo a tendência de outros sistemas de comunicação, que deixaram de ser analógicos e passaram para o meio digital. No caso da telefonia, a tecnologia que possibilita isso é a VoIP (voz sobre protocolo de (Internet). Ela converte a voz em pacotes de dados que são transmitidos de um ponto a outro, da mesma forma que ocorre com os textos e imagens que vemos na Internet.
O sistema PABX em nuvem é muito semelhante à versão IP. No entanto, em vez de ficar hospedado em servidores da empresa e utilizar softwares instalados nos computadores, fica armazenado na nuvem e pode ser acessado pela Internet, por meio do navegador web. Logo, é possível utilizar de qualquer aparelho, de qualquer lugar. Isso traz uma série de benefícios, entre eles a flexibilidade e a integração. A tecnologia pode ser utilizada por qualquer tipo de empresa, sem grandes desafios. As pequenas se beneficiam da implementação de baixo custo, fácil instalação e possibilidade de expansão sem investimentos expressivos. Já, as grandes, podem contar com recursos de gerenciamento de ponta e integração aos sistemas já utilizados, como CRM ou helpdesk, gerando o aumento da produtividade dos usuários.
O sistema, hospedado na nuvem, pode ser acessado de qualquer lugar com conexão à Internet disponível, de computadores e dispositivos móveis. É a uma boa opção para empresas que têm filiais, trabalham em home office ou pretendem mudar de escritório.
Com as empresas buscando cada vez mais a transformação digital, a comunicação precisa acompanhar essa evolução. Para isso, é preciso considerar ferramentas escaláveis e robustas – e acima de tudo omnichannel. Modelos de comunicação voltados à experiência do usuário permitem ganhos de desempenho, estimulam a colaboração, agilizam processos e decisões e impulsionam os negócios.
Com a chegada da tecnologia 5G, novas perspectivas se abriram para o mercado de telefonia em geral, principalmente para soluções em nuvem. Devido à maior expansão da área de cobertura (maior do que a do 4G), as empresas de pequeno e médio portes poderão se beneficiar de redes móveis com alta velocidade.
A perspectiva é que a tecnologia 5G permita que múltiplos aparelhos, em diferentes locais, possam se interconectar, viabilizando o modelo de trabalho híbrido – com a mesma qualidade de trabalho dentro e fora do ambiente corporativo. Tenho como certo a migração das empresas das suas soluções convencionais de telefonia para a tecnologia em nuvem – é só uma questão de tempo e de oportunidade.