Tudo o que você precisa saber para planejar a sua carreira
Edgar Amorim, Analista comportamental e coach, da Amorim & Pimentel
Fim de ano é sempre um momento de balanço e de planejamento, mas, em geral, acabamos ficando só nas promessas. Para sairmos das promessas é preciso fazer um planejamento objetivo e que resulte em tarefas que possam ser realizadas para atingir o objetivo desejado. Essa prática também se aplica a nossa carreira profissional.
E o que deve estar incluso nesse planejamento? O primeiro passo é determinar claramente a sua meta. Uma vez determinada a meta, é preciso avaliá-la com a abordagem SMART. A avaliação SMART permite observar a meta por vários ângulos, o que ajuda no planejamento das ações para atingi-la.
Com o SMART, a meta é avaliada nos seguintes aspectos: ela é específica? É mensurável? É alcançável? É realista? Quando ela será atingida? O segundo passo do seu planejamento deve identificar claramente as competências técnicas, os hard skills, que você precisa desenvolver. Neste ponto você irá definir quais são os conhecimentos técnicos necessários para atuar na nova posição desejada e quais treinamentos e capacitações devem ser realizados, com os respectivos prazos e custos. Em seguida, deve-se identificar as competências relacionais ou sócio emocionais – os soft skills, necessárias para a nova posição.
Em geral, essas competências são deixadas de lado, uma vez que se imagina que as pessoas são como são e não há o que mudar. Isso não é verdade, a neuroplasticidade do nosso cérebro permite que se criem novas sinapses (conexões neuronais) e, assim, podemos adquirir novas habilidades e hábitos – no entanto é trabalhoso criar uma nova habilidade relacional ou hábito. Para ajudar com essa dificuldade é muito importante que a meta que a pessoa deseja atingir seja muito motivadora.
Essa motivação será o motor propulsor que dará energia para superar as dificuldades no caminho para adquirir uma nova competência comportamental. Uma ferramenta que ajuda muito no desenvolvimento de competências relacionais é o modelo comportamental DiSC.
O DiSC foi desenvolvido à partir de pesquisa do psicólogo norte-americano William Marston, que observou que na população humana existem quatro estilos comportamentais que se destacam e todas as pessoas são uma mistura desses quatro estilos. No final, deve-se escrever tudo o que foi pensado.
Para ajudar nessa tarefa, utilizar a abordagem 5W2H ajuda muito, pois ela faz as perguntas necessárias que definirão as tarefas para atingir a meta. 5W2H é um acrônimo para lembrar dos itens necessários a um bom planejamento: What? (o que?), Who? (quem?), When?(quando?), Why? (por que?), How? (como?) e How much? (quanto?). Clareando cada ponto:
1 – O que será feito? Ou qual é a sua meta?
2 – Por que isso será feito? Quais os motivos que justificam, o que será melhorado ou qual problema será resolvido?
3 – Onde? Por quais locais você terá que passar para desenvolver suas competências?
4 – Quem irá realizar? Será só você? Precisará que alguém mais desenvolva alguma atividade para atingir sua meta?
5 – Quando? Informar o prazo para atingir a meta e todos os prazos de todas as tarefas a serem desenvolvidas.
6 – Como será feito? Detalhar o processo do desenvolvimento e as tarefas necessárias
7 – Quanto vai custar? Informar os custos de cada tarefa ou etapa que deverá ser realizada Com este roteiro você tem as ferramentas necessárias para refletir o sobre seu planejamento de carreira. Dedique um tempo a esse planejamento agora e isso lhe poupará muito tempo no futuro.
Lembre-se que as competências relacionais são muito importantes e dê a elas o tempo e atenção necessários para serem desenvolvidas. Agora é com você.
Sucesso e Feliz 2020!
É instrutor certificado Everything DiSC®️ formado pela Wiley Publishing, nos EUA, Coach Executivo e analista comportamental pela Sociedade Latino Americana de Coaching, associada da International Association of Coaching (IAC). Pós-graduado em sócio-psicologia pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, MBA em Administração de Negócios pelo Instituto Mauá de Tecnologia e engenheiro eletrônico pela Faculdade de Engenharia São Paulo. Tem mais de 40 anos de experiência em organizações de vários portes, incluindo multinacionais, onde assumiu funções de operações e executivas.