Uma estratégia unificada de gerenciamento de dados
Simone Rodrigues, Editora da Infra News Telecom
O avanço das novas tecnologias e ferramentas digitais traz grandes desafios para as equipes de TI. Um deles é o gerenciamento das informações. Com operações cada vez mais complexas e processos hiperconectados, não basta apenas coletar os dados. É preciso ter uma estratégia integrada, centralizada e voltada para a melhor experiência do cliente. E, acredite, isso não é uma tarefa nada fácil.
Nesse sentido, uma estrutura orientada a dados pode fazer toda diferença. É aí que entre em cena o conceito de data fabric ou malha de dados, capaz de oferecer uma visão única e de ponta a ponta das informações. Mas apesar dessa necessidade, muitas empresas ainda não exploram os seus dados como deveriam. Arrisco a dizer que maioria sequer conta com uma política eficiente de análise de informações.
Para se ter uma ideia do potencial do data fabric, analistas do Gartner preveem que até 2024 as implementações de plataformas de malha de dados quadruplicarão a eficiência da utilização das informações, reduzindo pela metade a tarefa de gerenciamento dos dados feita por humanos.
Um artigo publicado nesta edição trata da importância de uma arquitetura de dados unificada. Segundo o autor “quanto mais ágil for o acesso aos dados, mais oportunidades de gerar insights para inovar. E quanto mais inovador for o negócio, mais competitivo será. O data fabric incorpora a governança automatizada na plataforma de dados e, como é habilitada por metadados ativos, garante a aplicação automática de políticas para todos os acessos a informações, de maneira ágil e segura.”
De acordo com um estudo da ResearchAndMarkets, o mercado global de data fabric passará de US$ 1,6 bilhão em 2022 para US$ 6,2 bilhões em 2027 com uma GAGR – taxa composta de crescimento anual de 30,9% no período.
Outros assuntos desta edição são balanceamento de carga em ambientes de nuvem hibridas, redes ópticas XR, trabalho remoto, nuvem de telecom, carreira, segurança elétrica para homologação de produtos para telecom e tendências segurança.
Simone Rodrigues é jornalista, com pós graduação em comunicação jornalística, além de especialização em mídias sociais. Tem 20 anos de vivência no mercado de infraestrutura e redes de telecomunicações. É fundadora da Infra News Telecom.