Unicesumar utiliza edge computing para transmissão de aulas
Redação, Infra News Telecom
A Unicesumar, um dos dez maiores grupos privados de ensino superior do país, utiliza tecnologia da Azion, fornecedora de plataforma edge computing, para transmitir aulas para os seus 190 mil alunos, nas modalidades presencial e a distância.
Segundo Chrystiano Costa Mincoff, diretor executivo de operações da Unicesumar, o objetivo é garantir a entrega e o processamento de dados na ponta, mais próximo ao usuário e com o mínimo de latência, transmitindo os dados de forma mais rápida e confiável de um ponto a outro. “Tudo começou em 2017. Quando conversamos com a Azion explicamos que a nossa estratégia era hospedar o conteúdo em uma grande multinacional de Internet, adotando um modelo diferente do que utilizávamos na época”, explica o diretor .
Hoje, a Unicesumar tem 10 estúdios e 10 canais de transmissão. Em outubro de 2018, a Azion começou a transmitir quatro módulos em HD. Já em 2019, a empresa assumiu todas as transmissões de aulas ao vivo e gravadas para mais de 560 polos de educação a distância da instituição no Brasil e, também, para seus dois polos internacionais – um nos EUA e outro nos Emirados Árabes Unidos.
“No meio do processo tivemos um desafio e a Azion colocou os seus times de produtos e engenharia para pensar em uma solução para reduzir o consumo de banda na origem do sinal ao vivo, que resultou em alguns ajustes na arquitetura. Devemos adotar outras ferramentas da Azion, como, por exemplo, a análise do comportamento do nosso aluno. Desta forma, podemos identificar quais conteúdos têm despertado mais interesse dos estudantes e repassar essas informações à área pedagógica, que pode aprimorar o conteúdo com esses insights”, destaca Mincoff.
De acordo com Marcelo Barradas, diretor de vendas da Azion, a rede distribuída da companhia, que conta com mais de 30 data centers no Brasil, garante resultados de performance, confiabilidade de serviço e segurança aos clientes. “Os alunos querem acessar as aulas ao vivo ou os conteúdos on-demand em alta resolução, sem travamentos. Entendemos o desafio da Unicesumar e construímos aplicações serverless na borda da rede que garantem a qualidade de transmissão que a instituição e os alunos desejam”, ressalta Barradas.
A plataforma de edge computing da Azion é baseada no conceito serverless. Além da Unicesumar, grandes bancos e empresas de mídia e de e-commerce utilizam a plataforma da companhia. “O fato de trazer as aplicações para a borda da rede, mais próximo aos usuários, contribui para a construção de experiências personalizadas. A Azion, por meio de algoritmos de roteamento de rede, é capaz de detectar usuários e devices e direcioná-los para a borda ideal, proporcionando uma melhor experiência ao usuário e maior agilidade e eficiência nas operações aos clientes”, completa Rafael Umann, CEO da Azion.