UOL Diveo reestrutura sua operação
Redação, Infra News Telecom
A UOL Diveo, empresa de tecnologia do Grupo UOL, reestruturou a sua operação com o objetivo de agilizar a oferta de serviços para os seus clientes. A companhia foi dividida em duas áreas: a Compasso UOL, focada no desenvolvimento de software e serviços de TI; e a UD Tecnologia, especializada na gestão de infraestrutura de data centers. “Com esse novo posicionamento, passamos a oferecer um leque de soluções fim a fim”, diz Gil Torquato, CEO da UD Tecnologia e Compasso UOL.
A Compasso, empresa gaúcha fundada em 1995 em Passo Fundo, RS, foi comprada pela UOL Diveo em 2013 e tinha como principal atuação a integração de soluções Oracle. De lá para cá, a empresa construiu um forte posicionamento em serviços de TI e desenvolvimento de software voltados para os processos de negócios e transformação digital para o mercado corporativo.
Alexis Rockenbach, diretor da Compasso UOL, ainda destaca que essa união resultou numa companhia com mais de 1,5 mil funcionários – esse número deve chegar a 2 mil até o final do ano. São 13 centros espalhados pelo país e um portfólio desenvolvido na abordagem ágil, um conceito que surgiu na indústria de software e passou a ser adotado por empresas de outros setores da economia. “No último ano reorganizamos a nossa mecânica de trabalho para toda a estrutura operar nessa metodologia, com times multidisciplinares e autossuficientes. O objetivo é gerar valor para os nossos clientes e colaboradores”, acrescenta Rockenbach.
Para aplicar esse processo, Rockenbach explica que a principal estratégia é investir na qualificação dos profissionais. “O mercado de TI tem mais de 100 mil vagas em aberto e que não são preenchidas por conta da falta de mão de obra especializada”, comenta.
A empresa tem programas de capacitação e oferece, por exemplo, bolsas de estudos para graduação, em parceria com várias instituições de ensino do país. No ano passado, 60% dos bolsistas foram contratados. As iniciativas também incluem certificações de parceiros, como AWS, IBM, Dell, VMware, Google, Intel, entre outros. Segundo o executivo, 80% das funcionários contratados nos últimos sete anos participaram desses programas.
Soluções fim a fim
A oferta da divisão abrange cloud/multicloud, segurança e serviços gerenciados, incluindo inteligência artificial, machine learning, IoT – Internet das coisas, chatbots, soluções de pagamento, digital workplace e modernização de aplicações. “Podemos ajudar uma empresa, por exemplo, a definir e criar as suas estratégias de migração para a cloud para que ela realmente seja beneficiada com o uso da tecnologia”, acrescenta Rockenbach.
A Compasso UOL atende mais de 2 mil clientes de diversos segmentos. Na lista estão empresas como Ambev, Azul, Vivo, Porto Seguro, Unimed, BTG Pactual e B2W.
Novo data center
A UD Tecnologia está construindo um novo data center em Tamboré, na Grande São Paulo, que deverá entrar em operação ainda este ano. O investimento previsto é de R$ 200 milhões.
Atualmente, a divisão conta com dois data centers: um em São Paulo e outro em Tamboré. São mais de 30 mil metros quadrados de área total e sistema de energia elétrica com capacidade de 25 MVA. Com a nova unidade, a potência energética passará para 30 MVA.
De acordo com Torquato, hoje a taxa de ocupação dos data centers é de 80% e o principal foco é o suporte a clientes que usam a modalidade de co-location.
Os sites são projetados para atender a classificação tier III (redundância de operação superior a 99%), de acordo com as especificações do Uptime Institute.