Velocidade mundial de interconexão deve alcançar 8,2 mil Tbps, em 2021
Redação, Infra News Telecom
De acordo o estudo Global Interconnection Index Volume 2 (GXI Vol. 2), publicado anualmente pela Equinix, provedora mundial de data center IBX e colocation, em 2021, a velocidade de interconexão de troca de tráfego direto e privado entre os seus principais parceiros de negócios deve ultrapassar a marca de 8,2 mil Tbps em capacidade, ou o equivalente a 33 ZB de troca de dados por ano. O volume representa uma CAGR – Taxa de Crescimento Anual Composta de 48%, quase o dobro da CAGR esperada de 26% do tráfego IP global (10 vezes a capacidade projetada de tráfego de Internet).
“As tendências mais relevantes em nível macroeconômico, tecnológico e regulatório estão convergindo para formar uma era sem precedentes em termos de complexidade e risco, forçando a integração dos mundos físico e digital”, declarou Sara Baack, chief marketing officer da Equinix. “O estudo revelou que as empresas estão resolvendo suas crescentes necessidades digitais se conectando diretamente aos principais parceiros de negócios por meio da interconexão, já que as formas tradicionais de conectividade não atendem aos exigentes requisitos dos negócios atuais”.
Algumas das principais tendências macroeconômicas, tecnológicas e regulatórias que impulsionaram o crescimento da interconexão no ano passado e que exercerão impacto sobre seu crescimento futuro incluem:
Transformação digital dos negócios
Estimula a necessidade de oferecer suporte a interações em tempo real entre pessoas, coisas, locais, clouds e dados para capturar valor. Pelo menos 50% do PIB global passará a ser digital até 2021, com o crescimento em todos os setores impulsionados por ofertas, operações e relacionamentos, com respaldo digital.
Risco à segurança cibernética
Expande o consumo de interconexão à medida que as empresas passam utilizar a troca de tráfego de dados privados para evitar a Internet pública e reduzir as ameaças digitais, conforme os dados são distribuídos em um número crescente de pontos de vulnerabilidade. As violações de segurança cibernética em larga escala representam um dos riscos mais sérios atualmente enfrentados em todo o mundo e a intensidade das ameaças está se expandindo drasticamente. Até 2021, o custo global das violações de segurança cibernética deve chegar a US$ 6 trilhões.
Ecossistemas de negócios
Os ecossistemas de negócio estão vivendo um aumento no leque de clientes, parceiros e funcionários, exigem a expansão digital e de Interconexão. Até 2021, as organizações que usam uma variedade de intermediários devem crescer mais que o dobro e o envolvimento ativo com segmentos que não fazem parte dos setores originais da organização deve triplicar.
Eduardo Carvalho, presidente da Equinix no Brasil, alerta para que as empresas tenham um olhar atento sobre os resultados apresentados pelo GXI deste ano. “No Brasil, o crescimento nos próximos quatro anos deverá ser sete vezes superior ao que existe hoje. Ou seja, as empresas brasileiras precisam pensar a sua arquitetura de TI para demandas futuras. Para fazer isso com segurança, integrando negócios e parceiros, a interconexão via hubs em data center carrier-neutral ainda é o melhor caminho. Por isso, investimos em uma plataforma globalmente integrada, em que a rede privada e a segurança sejam os atributos principais”.
A América Latina deve Latina deve apresentar crescimento de 59% ao ano, contribuindo com mais de 9% da velocidade de interconexão em termos globais. Esse resultado é esperado com o dinamismo do mercado emergente e as crescentes posições de adoção de negócios digitais.
A pesquisa também prevê o crescimento da velocidade de interconexão pelas categorias de contraparte, estimando o comportamento de interconexão para cada uma delas. Ultrapassando todas as outras categorias, a interconexão entre empresas e cloud e provedores de TI deve crescer 98% ao ano até 2021, oferecendo suporte a negócios que criam novos serviços digitais e migram cargas de trabalho existentes para plataformas de nuvem de terceiros.