Viasat anuncia aquisição da Inmarsat por US$ 7,3 bilhões
Redação, Infra News Telecom
A Viasat, empresa global de comunicações, anunciou a compra da Inmarsat, fornecedora de serviços globais de comunicações móveis por satélite, numa transação avaliada em US$ 7,3 bilhões.
As duas companhias afirmaram que “a combinação criará um inovador líder global em comunicações com escala e escopo aprimorados para conectar o mundo de forma acessível, segura e confiável. Os ativos e recursos complementares da nova organização permitirão a disponibilidade de novos serviços avançados em segmentos móveis e fixos, impulsionando uma maior escolha do cliente em comunicações de banda larga e serviços de banda estreita, incluindo IoT – Internet das coisas”.
A empresa resultante da operação pretende integrar o espectro, o satélite e os ativos terrestres de ambas as companhias em uma rede global híbrida de alta capacidade espacial e terrestre. Segundo comunicado ao mercado, a arquitetura criará uma estrutura incorporando as características de satélites multi-banda, multi-órbita e infraestruturas terrestres.
O portfólio das duas empresas incluirá bandas Ka, L e S, além de uma frota de 19 satélites em serviço com mais 10 espaçonaves em construção com lançamento previsto para os próximos três anos. Há ainda a cobertura global de banda Ka, incluindo um planejado alcance polar.
Espera-se que a operação seja encerrada no segundo semestre de 2022, sujeita à aprovação dos acionistas da Viasat, ao recebimento de certas aprovações e autorizações regulatórias e à satisfação de outras condições habituais.