VIAVI Solutions apresenta plataforma para gestão de instrumentos
Redação, Infra News Telecom
A VIAVI Solutions, especializada em soluções de teste e medição de redes, disponibilizou gratuitamente a StrataSync, uma solução de armazenamento em nuvem desenvolvida para gerenciar o rastreamento de instrumentos, indicando os resultados de teste em tempo real. “Basta ter acesso à Internet para visualizar os relatórios feitos pelo dispositivo. As operadoras, inclusive, podem integrar à sua gestão informações dos instrumentos de empresas terceirizadas ou ainda com sistemas de workforce de seus clientes”, completa Ricardo Raineri, engenheiro de sistemas e soluções de acesso, da Viavi Solutions.
A inteligência existente na ferramenta dá suporte aos técnicos em campo para um serviço mais rápido e intuitivo e permite aos gestores ter uma visão completa do fluxo de trabalho de suas equipes. Um outro diferencial é o menor tempo de reparo, já que a plataforma pode fazer uma validação técnica do serviço realizado com base nas ordens de trabalho atribuídas. “Esse processo pode evitar ou diminuir a necessidade de uma nova visita dos técnicos, bastante comum nos trabalhos em campo, devido a eventuais falhas que podem acontecer após o primeiro serviço”, diz Raineri, completando que os resultados de testes são armazenados em uma central na nuvem, de fácil acesso aos gestores e permitindo administrar ordens atribuídas utilizando um único sistema.
São fornecidos relatórios básicos para a análise das tendências da rede para uma manutenção proativa, maior confiabilidade e satisfação do cliente. “A detecção dos problemas de causa raiz é direcionada para minimizar atrasos e retrabalhos futuros. Além disso, a correlação dos dados ajuda na identificação de problemas pontuais como configurações de teste incorretas, limites que causam falhas”.
O StrataSync possui uma interface intuitiva que realiza atualizações automáticas de firmware e configurações de arquivos do instrumento. Dessa forma, os técnicos estarão sempre treinados e informados, com a garantia de que os equipamentos estão funcionando corretamente.
Outro benefício inclui a segurança dos instrumentos conectados à rede central, uma vez que eles estão embutidos com uma função antirroubo – os equipamentos possuem uma sincronização periódica. Assim, na eventualidade do aparelho ser roubado e ficar inativo após um certo tempo, o sistema identifica a irregularidade e automaticamente trava o aparelho, sendo apenas desbloqueado na fábrica na qual foi produzido.
Segundo o engenheiro, a plataforma ainda melhora os procedimentos internos das operadoras, apresenta um aumento técnico na eficiência da resolução de interferências na performance das redes dos clientes e diminui os custos com o treinamento de novos técnicos, além de oferecer maior consistência dos serviços entre os funcionários.