Vivo vai implantar tecnologia da AWS na rede 5G
Redação, Infra News Telecom
O Grupo Telefónica fechou um contrato com a AWS para a implantação do core de rede 5G nativo na nuvem da Vivo no Brasil. A tecnologia escolhida foi a “AWS Outposts”, que permite aos clientes executar computação, armazenamento, banco de dados e outros serviços em ambientes on premises ao mesmo tempo em que se conectam à ampla variedade de serviços em nuvem da AWS.
A oferta leva a infraestrutura nativa de cloud computing e os modelos operacionais da AWS para praticamente qualquer data center. Com o “AWS Outposts”, os clientes podem usar as mesmas APIs, painel de controle, ferramentas e hardware da AWS para oferecer uma experiência totalmente híbrida.
A Telefónica prevê que seu core 5G funcionará em nuvem, em um ambiente híbrido entre a infraestrutura da Vivo e o “AWS Outposts”. Essa abordagem, segundo as empresas, proporciona baixa latência e alto throughput necessários para os UPF – User Plane Functions, enquanto se beneficia da escalabilidade da nuvem.
Com a iniciativa, a Telefónica usará as soluções de telecomunicações da AWS para automatizar a implementação, gerenciamento e operação das funções de rede em contêiner do serviço “AWS Elastic Kubernetes Service”. O uso de serviços gerenciados nativos da AWS reduzirá o time to market, permitindo a criação de serviços de valor agregado em 5G, como fatiamento de rede e edge computing.
“Analisamos e testamos o que há de mais avançado em soluções de infraestrutura de nuvem híbrida no mercado e selecionamos a AWS por sua tecnologia de nuvem madura e confiável, além do compromisso da AWS de implementar os recursos necessários para que possamos desenvolver e operar workloads de rede”, afirma Elmo Matos, Diretor de Planejamento da Vivo.
A Vivo está presente em 4,9 mil cidades com rede 3G, mais de 4,4 mil com 4G e 2,9 mil municípios com a infraestrutura 4,5G. No segmento móvel, a empresa tem 83,9 milhões de acessos e responde pela maior participação de mercado do segmento (33%) no país, de acordo com resultados do balanço trimestral (4T21).