VMWare lança soluções para ambientes multi-cloud
Redação, Infra News Telecom
A adoção de multi-cloud, contratação de múltiplos provedores de nuvem, é cada vez mais comuns nas empresas. Segundo a Forrester, 89% das companhias em todo o mundo usam ao menos duas nuvens e 74% delas já têm três ou mais clouds públicas.
Pensando em ajudar as companhias a reduzirem custos e a complexidade de operar esses ambientes, a VMware, especializada em software corporativos, apresentou novidades em seus serviços de cloud, permitindo que os times de CloudOps, DevOps, segurança e compliance gerenciem os custos e análises entre as nuvens.
“Nossas plataformas ajudam os clientes a aproveitarem as nuvens nativas para responder a novas oportunidades e ameaças, além de entregarem qualquer aplicativo, em qualquer dispositivo. É possível visualizar, gerenciar, proteger e operar com mais eficiência as cargas de trabalho na nuvem. Estamos dividindo os silos de nuvem e ajudando às empresas a atenderem as necessidades de seus aplicativos com os melhores recursos possíveis”, diz Raghu Raghuram, COO de produtos e serviços em nuvem da VMware.
Automação de nuvem
Os novos serviços de automação na nuvem da companhia suportam a escolha de clouds sem interromper as operações das equipes de desenvolvimento. Além disso, fornecem e gerenciam aplicações e infraestrutura, intermediam serviços com grades de proteção flexíveis e automatizam e solucionam problemas no pipelines de liberação de código em múltiplas nuvens.
O portfólio é composto pelo VMware Cloud Assembly (orquestra e acelera a entrega de infraestrutura e aplicações, de acordo com os princípios do DevOps); VMware Service Broker (agrega conteúdo nativo de várias nuvens e plataformas em um único catálogo com políticas baseadas em função); e VMware Code Stream (acelera a entrega de software e a solução de problemas com pipelines e análises de liberação).
Reduzindo o risco em ambientes multi-cloud
Um outro serviço é o VMware Secure State, projetado para atender às necessidades e desafios mais urgentes das equipes de segurança na nuvem, oferecendo uma oferta de SaaS – software como serviço, que automatiza a configuração da segurança e o monitoramento de conformidade em ambientes com múltiplas nuvens.
Já o Wavefront by VMware é uma plataforma de análise e monitoramento nativa na nuvem que oferece aos DevOps uma visão instantânea do desempenho dos aplicativos web distribuídos.
A solução ganhou atualizações como escalabilidade massiva de contêineres (pode ingerir, analisar e visualizar dados de métricas de um ambiente que executa 100 mil contêineres); integração com PKS – Expanded Pivotal Container Service (garante que a visão de Kubernetes e dos aplicativos em contêiner sejam aplicadas desde o início, impondo o dimensionamento correto do contêiner), instrumentação e análise sem servidor (aprimora o suporte sem servidor com novos painéis pré-desenvolvidos e SDKs sem servidor), novos controles de segurança (para o gerenciamento de aplicações nativas na nuvem com facilidade, seja por usuário ou grupos de usuários, e o gerenciamento de painéis de acesso em tempo real) e novas visualizações e aprimoramentos do AWS UX (fornece visibilidade em tempo real das aplicações nativas na nuvem usando topologias de nuvem pública, conteinerizada e microsserviços).