Você quer progredir na carreira?
Edgar Amorim, facilitador DiSC e coach executivo, da Amorizar Pessoas
“Não tem almoço grátis” é a tradução da expressão “no free lunch”, muito usada nos EUA. O que se quer dizer é que tudo tem um custo e se desejamos algo teremos que “pagar” por isso – e esse pagamento nem sempre é em “dinheiro”. Quando o objeto de nosso desejo é algo externo a nós, muitas vezes é possível usar o dinheiro. Por exemplo, se queremos um jardim florido temos a opção de pagar um jardineiro para plantar flores e cuidar do jardim. No entanto, se desejamos adquirir um novo hábito ou almejamos uma evolução na carreira, o pagamento será com esforço pessoal – e não há outro jeito, “não tem almoço grátis”.
Nossa mente funciona no modo automático. Em geral, nem percebemos a maior parte das coisas que fazemos ao longo de um dia. Quantas vezes você piscou os olhos? Quantas vezes ligou ou desligou alguma lâmpada? Quantas vezes trocou de marcha no carro? – se for manual. Quantas vezes você disse “obrigado”? Quantas vezes levou comida à boca na hora do almoço? Essa é uma forma da mente economizar energia – colocando atividades que se repetem no “modo automático”. Então, se desejamos criar um novo hábito ou adquirir uma nova competência, é necessário um esforço. Esse esforço pode ser maior ou menor de acordo com a vivência e experiência da pessoa, mas ele existirá, pois será necessário “praticar” a nova competência até ela se tornar automática. Isso acontece, pois é necessário criar novas conexões neuronais (as sinapses), que vão tornar a nova competência duradoura e colocá-la no “modo automático”.
Muitas vezes desejamos obter uma nova habilidade, mas não estamos dispostos a usar energia para isso. Infelizmente, nossa mente não funciona assim. O tamanho da dificuldade dependerá do quanto estamos longe da nova competência ou hábito almejados e da vivência e experiência prévia com o tema. O tempo também é outro ponto importante para perceber qual é o tamanho da dificuldade. Se desejamos uma nova habilidade para o próximo mês, a dificuldade será muito maior do que se fosse para o próximo ano.
E como enfrentar e suportar a dificuldade para uma nova competência ou hábito? As palavras para isso são propósito e motivação. Compreenda bem qual é o seu propósito, seu objetivo. Avalie se ele é possível de ser alcançado, se é realista. Depois pense o que você vai ganhar com essa nova competência, daqui a um ano, cinco anos ou 10 anos. Isso pode trazer a motivação necessária para suportar a dificuldade. Motivação é a palavra. Muitas pessoas enfrentam nervosismo, raiva, decepção, angústia e outras emoções para tirar carteira de habilitação, pois a grande motivação é poder dirigir um automóvel e ir para onde quiser. O grande objetivo das pessoas, nesse exemplo, é de poder ir para onde quiser e a qualquer momento com um automóvel e até mesmo obter um novo “status quo” – o de ter uma carteira de habilitação.
Você quer progredir em sua carreira? Vai precisar desenvolver novas competências e isso é feito com dificuldade, maior ou menor dependendo do caso. Pense no propósito desse desejo, encontre a motivação. Planeje se for o caso, separe um grande objetivo em etapas menores. Lembre-se de determinar um tempo adequado para atingir o objetivo, pois querer acelerar o processo pode aumentar ainda mais a dificuldade.
Qual competência ou hábito você quer obter? Quando vai planejar? Quando vai fazer o plano de ação? Quando vai iniciar esse plano?
E lembre-se “não tem almoço grátis”!
Sucesso!
É instrutor certificado Everything DiSC®️ formado pela Wiley Publishing, nos EUA, Coach Executivo e analista comportamental pela Sociedade Latino Americana de Coaching, associada da International Association of Coaching (IAC). Pós-graduado em sócio-psicologia pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, MBA em Administração de Negócios pelo Instituto Mauá de Tecnologia e engenheiro eletrônico pela Faculdade de Engenharia São Paulo. Tem mais de 40 anos de experiência em organizações de vários portes, incluindo multinacionais, onde assumiu funções de operações e executivas.