Wi-Fi 6 deve ganhar força já em 2020
Redação, Infra News Telecom
De acordo com uma pesquisa mundial da WBA – Wireless Broadband Alliance, realizada com mais 200 prestadores de serviços de telecomunicações, fornecedores de tecnologia e empresas, 66% dos entrevistados planejam adotar o Wi-Fi 6 até final de 2020 e 90% deles têm o padrão em seus planos de negócios.
“Embora a WBA fomente a adoção do Wi-Fi 6, com diretrizes de implantação e testes de campo, ficamos surpresos com esses números. Isso significa que a tecnologia rapidamente se tornará parte do cenário dos prestadores de serviços, empresas e consumidores”, disse Tiago Rodrigues, CEO da WBA.
Outras descobertas do relatório incluem:
- 78% dos pesquisados consideram a faixa de frequência de 6 GHz muito importante ou importante para a suas estratégias de rede atuais ou futuras.
- O papel do Wi-Fi ou do espectro não licenciado é uma forte estratégia para evolução das redes e do 5G, para cerca de 50% dos entrevistados.
- Os hotspots de próxima geração (NGH) continuam ganhando popularidade – 40% dos respondentes disseram que querem incorporar a tecnologia de roaming Wi-Fi antes do final de 2020 e outros 37% planejam implementá-la, mas ainda não estabeleceram uma data limite.
- Em três anos, espera-se que a IoT – Internet das coisas e os seus dispositivos se tornem o principal fator de receita para o Wi-Fi, com 45% dos entrevistados colocando a tecnologia entre as três principais fontes de receita esperada.
Fundada em 2003, a WBA é uma entidade sem fins lucrativos que reúne empresas de todo o mundo que atuam no mercado de redes sem fio, incluindo operadoras, provedores de serviços e fabricantes.