Wi-Fi 6 está pronto para ser implementado nas operadoras
Redação, Infra News Telecom
A WBA – World Broadband Alliance, associação da indústria que promove padrões e serviços Wi-Fi, declarou que a tecnologia Wi-Fi 6 está pronta para ser implementada nas operadoras.
O anúncio foi feito após a conclusão de cinco testes que cobriram vários cenários de implementações e diferentes verticais, como indústria, shopping centers, mercado residencial, educação em áreas rurais e grandes centros de transporte.
Segundo a WBA, os testes mostraram que a tecnologia, com canais de até 160 MHz e capacidade de 9,6 Gbps, permite taxas de dados Gigabit quatro vezes mais rápidas, em comparação com Wi-Fi 5 que alcança taxas de transmissão de dados de 3,5 Gbps. Também foi comprovado que o Wi-Fi 6 tem menor latência, comportamento mais determinístico e melhor eficiência de rede, especialmente em ambientes com muitos dispositivos conectados.
O piloto, que começou em março deste ano, envolveu empresas membros da WBA, entre elas a Cisco, iBwave, Intel e SK Telecom. Foram configurados ambientes reais de testes e executados casos de ponta a ponta. Segundo a associação, as principais conclusões foram: o Wi-Fi 6 oferece maior taxa de transferência e dados do que o Wi-Fi 5; a tecnologia terá maior impacto quando combinada com as redes 5G; e seus principais recursos ficam ainda mais evidentes em redes ao vivo, permitindo seu uso em empresas, escolas, grandes centros de transportes, aplicações IoT – Internet das coisas, etc.
“Essas implementações bem-sucedidas comprovam que o Wi-Fi 6 oferece melhor throughput, menor latência e maior confiabilidade. Elas também provam que a tecnologia está pronta para ser implantada nas operadoras”, disse Tiago Rodrigues, CEO da WBA.