Zyxel e Axiros oferecem plataforma de gestão remota de redes para ISPs
Redação, Infra News Telecom
A Zyxel, multinacional taiwanesa especializada em soluções de conectividade e redes corporativas, e a Axiros, focada em customer experience em telecomunicações e IoT – Internet das coisas, anunciaram uma parceria para disponibilizar uma ferramenta de gestão remota de rede para ISPs – provedores de serviços de Internet.
Denominada Axess, a ferramenta otimiza o provisionamento e o gerenciamento de equipamentos de rede complexos, com automação comercial.
A plataforma permite ainda aos ISPs, que possuem equipamentos da Zyxel, comunicação direta entre os seus servidores e os equipamentos dos usuários finais para a realização de suporte remoto e operações massivas de atualização de equipamentos, com configurações de segurança programadas por dia e horário, gestão de serviços, gestão de arquivos de configuração, gestão de firmware, além de gestão e monitoramento de falhas, podendo configurar e atualizar todos os equipamentos ligados na rede.
O provedor também pode utilizar a plataforma para integrar o seu sistema de vendas ou de suporte, com acesso às informações detalhadas do cliente ao receber um chamado via suporte, por exemplo.
Segundo Giovani Pacífico, diretor de produtos e vendas da Zyxel, a solução diminui significativamente os custos operacionais do provedor, uma vez que reduz em cerca de 20% o número de visitas técnicas, além de proporcionar queda de 15% no tempo médio de chamadas para call centers. “O provedor terá um gerenciamento eficiente e otimização de desempenho, com suporte local 100% nacional e apoio da Axiros para melhorar as suas operações de maneira ainda mais inteligente e estratégica”, completa o executivo.
O sistema ACS, disponível em nuvem, opera com diversos protocolos como TR-069, TR-098, TR-181, TR-143, TELNET, SSH, HTTP, SNMP, entre outros, o que torna possível configurar equipamentos ligados na rede, independentemente do fabricante e do ano de fabricação (compatível com modelos mais antigos). Justamente por operar nestes outros protocolos, o sistema também pode ser integrado e gerenciar OLTs no parque tecnológico do provedor.